Saae de Linhares instala novas bombas para enfrentar seca no Rio Pequeno

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Linhares instalou nos últimos dias, duas novas bombas na área de captação da água que abastece a sede do município, no trecho do Rio Juparanã, mais conhecido como Rio Pequeno, situado na altura do bairro Colina. A ação visa evitar que o município fique desabastecido durante uma das mais severas secas no rio.

"Desde 1969, quando iniciamos a captação de água neste ponto, nunca foi visto uma baixa como essa. Mas estamos investindo concretamente, não só para que não falte água agora, mas para que não sejamos prejudicados por outras épocas de seca no futuro", explica o diretor geral do Saae de Linhares, Ademir Lima. A segunda nova bomba foi instalada na tarde desta quinta-feira, 18, e tem capacidade para captar cerca de 90 litros de água por segundo.

A baixa do Rio Pequeno segue a do Rio Doce, que funciona como barragem natural, mantendo o volume de água do rio menor constante. "Quando baixo, o Rio Doce deixa o caminho livre para que o Rio Pequeno desague mais rápido, o que também baixa seu nível", explica Ademir.

Ainda segundo o diretor do Saae, a época de seca costuma durar até as últimas semanas do mês de outubro. "Mas temos que economizar sempre, não apenas em época de seca", alerta.

Informações para a imprensa: 

Ramon Luz | Ramon.luz@linhares.es.gov.br 
Secom| 3372 1853 / 9 9715 5346