NAPS vai realizar ação de orientação sobre o Alzheimer nesta sexta-feira (19)

Setembro é considerado o Mês Mundial da Doença de Alzheimer. Instituído pela ADI (Alzheimer’s Disease International), entidade internacional que congrega mais de 75 Associações de Alzheimer, o dia 21 deste mês é a data para a divulgação dos sintomas da doença.

O Núcleo de Atenção e Promoção da Saúde (NAPS), por meio do Programa Municipal de Atendimento à Pessoa Idosa, também vai aderir à agenda nacional e realizará durante toda a manhã desta sexta-feira (19) uma ação de orientação sobre a doença.

A sensibilização começa às 8h, em frente ao NAPS, no Centro. Uma tenda será instalada e haverá distribuição do manual de Alzheimer e aferição de pressão. De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Atendimento à Pessoa Idosa, Andréia Nóbrega, em Linhares são atendidos 300 idosos diagnosticados com a doença.

Além disso, é extremamente importante ressaltar que o tratamento contribui para prolongar a qualidade de vida dos pacientes, uma vez que a doença não tem cura.
"O mês de setembro serve para alertar as pessoas sobre a existência da doença, e que o quanto antes ela for diagnosticada, melhor serão os benefícios do tratamento, uma vez que ele ajuda a retardar alguns sintomas da doença", explicou a coordenadora.

O que é Alzheimer?
A alzheimer é uma doença de origem e causa desconhecida, que se caracteriza por uma degeneração do cérebro, com agravamento progressivo, lento e irreversível, afetando, principalmente, as funções intelectuais.

Existe cura? 
A cura ainda não foi descoberta e o seu tratamento é feito com medicamentos que atenuam os sintomas e ajudam a prolongar uma melhor qualidade de vida.

Saiba como identificar a doença

Sinais de alerta:
Esquecer-se de parte ou da totalidade de um acontecimento

– Progressivamente, perder a capacidade de seguir indicações verbais ou escritas

– Perder a capacidade de acompanhar a história de uma novela ou filme

– Esquecer-se de informações que conhecia: dados históricos ou políticos

– Perder a capacidade de, autonomamente, se lavar, vestir ou alimentar

– Perder a capacidade de tomar decisões

– Perder a capacidade de gerir o seu orçamento

– Não saber em que data ou estação do ano está

– Ter dificuldades em manter uma conversa, não conseguindo manter o raciocínio ou lembrar-se das palavras

– Esquecer-se do local onde guardou um objeto e não ser capaz de fazer o processo mental retrativo para se lembrar

Informações para a imprensa

Secom l secom@linhares.es.gov.br
Contato 3372 1829