Estão definidos os representantes de Linhares na Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa

Chegou ao fim a etapa municipal da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa e Linhares já tem definida seus representantes da rede municipal de ensino: alunos das EMEF?s: Marília de Rezende Scarton Coutinho, Samuel Batista Cruz e Jerônimo Monteiro representarão a rede municipal de ensino na disputa com escolas de todo o Espírito Santo.

Além das crianças das escolas municipais, a cidade ainda é representada por mais quatro escolas da rede estadual de ensino. O resultado da próxima etapa sai em outubro. A olimpíada é dividida em 5 etapas: 1ª Etapa Escolar, 2ª Etapa Municipal, 3ª Etapa Estadual, 4ª Regional e 5ª Etapa Nacional.

A primeira fase foi realizada na escola através de oficinas em que os alunos trabalharam os temas abordados. Depois de escritos, os textos foram encaminhados para a Comissão Municipal Julgadora, que selecionou os representantes municipais. Foram escolhidos quatro entre 78 produções.

Os quatro textos escolhidos pela comissão julgadora são: "Linhares, cidade querida", da aluna Marya Klara Ribeiro Morais; "O cheiro da minha infância", da aluna Eduarda Santos Lima, ambas da EMEF Marília de Rezende; "Linda Cidade", da aluna Lorrayne Silva Miranda, da EMEF Samuel Batista Cruz e; "Linhares, meu paraíso", da aluna Agelaynee Falcão Pego, da EMEF Jerônimo Monteiro.

Inspiração na família e nos livros

Os alunos utilizaram diversas fontes de inspiração para produzirem os conteúdos. Desde histórias e incentivos da família até a leitura dos autores preferidos dos alunos.  A estudante Eduarda Santos Lima, que cursa o 8º ano na EMEF Marília de Rezende Scarton Coutinho, conversou com o avô para escrever suas memórias.

"Conversei com ele e acabei fazendo uma homenagem cheia de sentimento e carinho", contou Eduarda, afirmando ainda que essa é uma forma de imortalizar o avô, que faleceu dias após conversar com a neta.

Inspiração na família, leitura, escrita e ajuda do professor. Dessa forma é que foi possível a criação da literatura apresentada pelos alunos. Eduarda contou que sem a colaboração da professora, o texto de memórias dela não teria ficado tão bom.

"A gente sempre precisa da ajuda da professora para fazer um bom trabalho e eu também leio e escrevo bastante em casa", disse a aluna e representante de Linhares.

Já Marya Klara Ribeiro Morais, que cursa o 5º ano e escreveu o poema "Linhares, cidade querida", e é leitora assídua de poesias, contou que sua mãe e a amiga, a escritora Arlene Campos, sempre a incentivaram na literatura, o que colaborou na escrita.

"Minha mãe e minha amiga Arlene me ajudaram muito. Hoje vou juntando uma frase aqui outra ali, e quando percebo, tenho um poema pronto", contou Marya, com naturalidade.

O sucesso de Marya com as palavras não é acaso. A pequena poetisa se dedica e é uma excelente observadora. "Ela desenvolveu as temáticas com muita facilidade e é muito observadora, além de passar o dia declamando poemas para os amigos na escola", finalizou a professora Cintia de Oliveira Largura.


Informações para a imprensa:

Tiago Cau | tiago.marques@linhares.es.gov.br 
Secom | 3372 1853 – 9 99736 1600