Secretaria de Educação inicia discussão do Plano Municipal de Educação

A chamada pública para a apresentação das diretrizes que vão compor a elaboração do novo Plano Municipal de Educação (PME) de Linhares foi realizada no auditório UAB-Faceli, no bairro Novo Horizonte, na última semana. Um dos destaques do evento foi a apresentação das equipes de trabalho que fazem parte da coordenação e organização da elaboração do PME do município.

O plano é um documento que define metas educacionais para o município por um período de 10 anos e trata-se de uma exigência federal. Participaram do encontro o presidente do CEE – Conselho Estadual de Educação-, Artelírio Bolsanello, e da SRE – Superintendente Regional de Educação de Linhares-, Tiago Dadalto.

O presidente do CEE relatou que há mais de 20 anos não vinha ao município de Linhares e disse que sentia honrado pelo convite. "Sem dúvidas o município vive um momento de muita responsabilidade ao planejar os 10 anos da educação. Essa é a hora de estabelecer princípios que promovam uma educação pública de qualidade junto com o município, de forma integrada com a União e com o Estado", diz o presidente. 

Para o secretário de Educação, Sergio Lopes, a participação de todos na elaboração do PME é importante. "A criação do plano é um grande desafio. Não é simples pensar os rumos da educação do município para os próximos 10 anos. O desafio do planejamento não é só meu, enquanto secretário, e nem apenas da Secretaria Municipal de Educação. É, antes de tudo, um desafio de todos", declara Sérgio.

Já a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Manoela Siqueira de Sá Andrade, disse que o PME de Linhares já está sendo construído e que o documento está em fase de diagnóstico, quando são levados em consideração diversos aspectos como o censo demográfico, censo escolar e até mesmo o atual PME de Linhares.

"O PME não é um plano de governo e nem das secretarias, e sim, um plano que engloba todos os níveis da educação de forma integrada com as políticas públicas de Estado. Para definir estratégias, é preciso pensar no compartilhamento de responsabilidades entre as esferas municipal, estadual e federal", conclui Manoela.


Saiba mais:

O Plano Municipal de Educação (PME) não é um plano da Rede de Ensino do Municipal, mas um plano de Educação do Município. Este plano está integrado ao Plano Estadual de Educação e ao Plano Nacional de Educação (PNE), porém mais integrado, ainda, à realidade, à vocação, às políticas públicas do município e sua proposta de desenvolvimento é que determinar as metas e as estratégias de suas ações na educação escolar.

Informações para a imprensa:

Tiago Cau l  tiago.marques@linhares.es.gov.br

Secom l 3372 1853 l 9 99736 1600