Caminhada pelo centro de Linhares marca o Dia Nacional Contra o Tabagismo

Hoje é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo e quem passou pelo Centro de Linhares pela manhã desta sexta, 29, viu e acompanhou a caminhada que marcou o dia. O evento promovido pelo NAPS – Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde – serviu para sensibilizar a população, principalmente os usuários do cigarro, sobre os malefícios do ato de fumar.

A caminhada contou com o apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar e militares do Exército. Houve distribuição de panfletos informativos sobre o tratamento oferecido pelo NAPS aos fumantes. O Programa de Controle do Tabagismo do NAPS oferece tratamento gratuito para quem deseja parar de fumar em Linhares. O paciente recebe atendimento individual com médico, psicólogo, enfermeiro e assistente social. O atendimento conta ainda com reuniões de grupo e visita domiciliar.

Fumante por 20 anos, Ana Maria Teodoro fez o tratamento oferecido pelo NAPS e, há dois anos, abandonou o vício. Além da vontade própria em parar de fumar, ela fez o tratamento pelo seu filho, que não gostava de vê-la fumando.

"Depois que parei de fumar eu consigo sentir até o gosto da água que eu bebo. Antes isso não era possível por causa do cigarro. Estou sem fumar há mais de dois anos e tem sido a melhor escolha pra minha vida", diz.

Controle de Tabagismo

Cerca de 8.000 pacientes já passaram pelo Programa Municipal de Controle do Tabagismo. Atualmente, o NAPS tem cerca de 700 pacientes sendo acompanhados. O primeiro passo a ser dado para participar do programa é ter o desejo de abandonar o cigarro. Após essa confirmação o usuário pode procurar o NAPS para ser orientado sobre as atividades e tratamento para abandonar o vício.

Você sabia que o fumo é uma das principais causas de morte evitável no planeta? Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, por meio do INCA – Instituto Nacional de Câncer-, indica que 18,8% da população brasileira é fumante (22,7% dos homens e 16% das mulheres).

De acordo com o instituto, o 
tabagismo é responsável por 30% das mortes por câncer, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doença coronariana, 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica e 25% das mortes por doença cerebrovascular.

Outras doenças que também estão relacionadas ao uso do cigarro são aneurisma arterial, trombose vascular, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias e impotência sexual (no homem). A estimativa é que no Brasil 200 mil pessoas morram precocemente devido às doenças causadas pelo tabagismo.

Serviço:
NAPS: Avenida João Felipe Calmon, s/n, Centro
Atendimento: 7h às 17h
Telefone: 3372 7424

Informações para a imprensa:
Simone Kobe – simone.kobe@linhares.es.gov.br
Secom – 3372 1829 l 9 9815 5225