Prefeitura promove reunião entre feirantes e define ajudar na fundação de associação

Prefeitura e feirantes de Linhares deram um importante passo para a organização das feiras do município esta semana. Reunidos na sede da Universidade Aberta do Brasil – UAB / Faculdade de Ensino Superior de Linhares – Faceli, eles decidiram pela criação de uma associação.

Para apresentar as melhorias alcançadas até o momento e em busca de mais organização, os trabalhadores das feiras locais formaram uma comissão, presidida pela feirante Sônia Jesus Matos Costa. "Hoje já temos energia elétrica, água, banheiros químicos, entre várias outras coisas que reivindicamos. Imagina o que podemos conseguir organizados em uma associação", conta Sônia, durante a reunião, que aconteceu na manhã desta terça-feira, 12.

A reunião contou com presença do secretário geral da Femicro-ES – Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Estado do Espírito Santo,  Hugo Santos Tofoli. "As principais características de uma associação são interesses comuns, cooperação mútua, transparência, decisão coletiva e natureza não lucrativa. Todos têm muito a ganhar com a criação de uma", explica Hugo.

Outra presença que ajudou os feirantes a entenderem a importância de se associar foi a de Rose Freitas, representante da primeira associação da categoria no Estado, fundada em Vila Velha. "Foi ótimo poder dividir informação. Esperamos que a associação dos feirantes de Linhares saia do papel porque a modernização precisa acontecer", analisa.

Agora, a comissão dos feirantes que trabalham em Linhares receberá um modelo de estatuto para criação da associação pelas mãos da Femicro-ES. Um técnico da federação discutirá a personalização do modelo à realidade local em uma reunião que será marcada em breve. A criação da associação visa, entre outros pontos, padronizar barracas e horário de funcionamento, sem contar a demarcação oficial de espaços.

"Foi uma reunião produtiva. Estamos começando a caminhar como associação. Vai haver mais união e seriedade na organização da feira e vamos ter muito mais voz", afirma Sônia, otimista. De acordo com cadastro da Secretaria Municipal de Agricultura, Linhares tem 110 feirantes que, em sua maioria, trabalham vendendo hortifrutigranjeiros.

Informações para a imprensa:

Ramon Luz – ramon.luz@linhares.es.gov.br 
Secom – 3372 1829 / 9 9715 5346