Secretaria de Segurança apresenta projeto que regulamenta exercício da Guarda Civil Municipal

O projeto de Lei que regulamenta o exercício da Guarda Civil Municipal de Linhares foi apresentado aos servidores na manhã desta sexta-feira, 01. A regulamentação da atividade é um antigo desejo da categoria, que atua como Guarda há mais de 40 anos. A apresentação foi realizada hoje, no auditório da UAB-Faceli, localizada no bairro Novo Horizonte.

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, Secretaria de Administração e Procuradoria Geral do Município em parceria com representantes da Guarda Municipal e SISPML, o projeto de Lei será enviado à Câmara Municipal para aprovação dos vereadores na próxima semana. E, caso seja aprovado, para posterior sanção do prefeito Nozinho Correa.

O projeto de lei prevê regulamentação das atividades dos profissionais, bem como competências e atribuições, escala de trabalho, composição de cargos, além da classificação das Divisões Especiais nas suas especialidades como: patrulhamento comunitário, patrulhamento ambiental, patrulhamento escolar e vigilância patrimonial.

Participaram da apresentação o prefeito de Linhares, Nozinho Correa, o secretário Municipal de Cidadania e Segurança, Washington Monteiro, o tenente-coronel da Polícia Militar, Evandro Teodoro de Oliveira, e a Presidente do SISPML – Sindicato dos Servidores  Públicos Municipais de Linhares, Simone Aguiar. O prefeito Nozinho Correa, destacou a importância da regulamentação da guarda para a segurança do município.


"Hoje é um dia muito importante para o município, além de ser um dia muito esperado pela nossa Guarda Municipal. O projeto de Lei que será enviado à Câmara representa a preocupação que a nossa administração tem com os nossos servidores. O servidor satisfeito tem condições de prestar um serviço de qualidade à população. E um Estado que não tem segurança, não tem desenvolvimento; assim como uma cidade segura atrai investimentos. Por isso esse projeto é tão importante", ressalta o prefeito.

A presidente da SISPML, Simone Aguiar, reconheceu o avanço do projeto para a categoria. "Assumimos o sindicato em janeiro e desde então já estamos conquistando algumas reivindicações que estão sendo feitas há anos. Para mim, é muito importante participar de um momento tão significativo para a categoria", avalia Simone.

Já o secretário de Segurança, Washington Monteiro, falou sobre a satisfação de apresentar, oficialmente, o projeto aos servidores. "A nossa meta é elevar a nossa guarda municipal a um patamar nunca alcançado antes. Queremos deixar para trás um passado de mazelas e desinteresse. Sempre defendi uma Guarda que tivesse as melhores condições possíveis de trabalho", conclui Washington.