Encontro de capoeira em Linhares vai reunir mestres de São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro

Neste fim de semana Linhares sediará um encontro brasileiro de capoeira. Foram convidados mestres da Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro. São esperadas mais de 400 pessoas para o evento. A ideia partiu do professor Nivaldo da Cruz, conhecido como Hulk. As crianças e adolescentes envolvidas no projeto participam das ações de cidadania – Linhares Cidadã, promovida pela Secretaria de Assistência Social.

Além de professor, ele também é vigilante e mora em Bebedouro, onde dá aulas de capoeira para mais de 100 jovens com idade entre 6 e 17 anos através do projeto Ginga Educação. O trabalho começou há pouco mais de dois anos, à época, com quatro alunos e hoje atende mais de 340 alunos. Além de Bebedouro, ele dá aulas em Baixo Quartel e Jacupemba. Nivaldo mora em Linhares há 9 anos, e há 6, trabalha como vigilante de uma escola, onde sempre era chamado para apresentar a capoeira em épocas comemorativas, como o dia da Consciência Negra.

A partir daí que surgiu o projeto Ginga Educação. O relacionamento de Hulk com a capoeira tem 21 anos. O apelido foi dado por seu mestre na época em que ele ainda era aluno na cidade de Prado na Bahia, onde morava. A capoeira é uma das paixões de Hulk e ensinar para seus alunos é uma emoção. "Não tenho palavras para explicar. É como se fosse de pai para filho e é isso que dá força", declara o mestre.

Serviço:
I Brasileirão de Capoeira organizado pela federação de capoeira "Pandeiro de ouro"

Sábado, 26
Horário: 14h

Domingo, 27
Horário: 8h

Local: Quadra poliesportiva de Bebedouro, anexa a EMEF "Profª Eliana Corrêa Pinafo", localizada na avenida Luiz Del Caro, nº 56