Linhares sediou III reunião para discutir segurança alimentar e nutricional

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria de Assistência Social, da Casa dos Conselhos e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar a Nutricional, realizou nesta semana a III Reunião das Caisan’s – Câmaras Interministeriais de Segurança Alimentar e Nutricional, onde estiveram reunidos o presidente do Consea estadual, Dr. Pedro M. Kitoko, a secretária executiva da Caisan no Estado, Marilene Cristo e representantes dos municípios de Vitória, Nova Venécia, e Baixo Guandu. O objetivo do encontro foi discutir temáticas para a estruturação e funcionamento das câmaras.

A Câmara Interministerial é uma instância governamental responsável pela coordenação e pelo monitoramento intersetorial das políticas públicas, relacionadas à segurança alimentar e nutricional, ao combate à fome, e à garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e integra o Sisan – Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. O encontro foi realizado nas últimas terça e quarta-feira.

De acordo com a secretária executiva do Caisan no Espírito Santo, Marilene R. Cristo, além de compartilhar experiências, o principal objetivo da reunião é fundamentar o debate e implementação da câmara no município. "A gente veio discutir a elaboração e execução do plano municipal de segurança alimentar e nutricional. Esse encontro também serve para integrar as secretarias municipais em torno do debate. Aqui em Linhares vocês estão de parabéns porque os secretários de Agricultura, Assistência Social e Planejamento, juntos com o prefeito, participaram da reunião", destaca Marilene.

Na avaliação do presidente estadual do Consea, Dr. Pedro M. Kitoko, a implementação de políticas públicas sempre é um desafio e a união entre os municípios é essencial para o sucesso dessas ações. "Ouvir as pessoas envolvidas sobre as dificuldades e possibilidades é muito importante para nós, porque identificamos determinadas situações ou problemas e definimos as estratégias de apoio aos municípios", disse Kitoko.

Linhares sediou o encontro porque é uma referência no desenvolvimento das políticas públicas de segurança alimentar e nutricional no Espírito Santo. O município foi a segunda cidade no Estado a integrar o Sisan. "Linhares foi escolhida para esse encontro porque se mostrou aberta a discutir a segurança alimentar e já tem trabalhado para estimular a aplicação das políticas de alimentação", finaliza Dr. Pedro M. Kitoko.