Crianças de Linhares serão vacinadas contra Hepatite A na próxima terça-feira (15)

A partir da próxima terça-feira, 15, crianças entre um e dois anos incompletos poderão ser vacinadas contra a Hepatite A, em qualquer unidade de saúde de Linhares, entre 7h e 16h. É que o Programa Nacional de Imunizações (PNI) está ampliando o Calendário Nacional de Vacinação em 2014, com a introdução dessa vacina. Com aplicação em dose única, todas as crianças entre 1 ano e menores de 2 anos (1 ano, 11 meses e 29 dias) devem ser vacinadas.
 
A superintendente da Vigilância em Saúde do município, Ana Maria Teixeira, explica porque a vacina é importante . "Apesar de a Hepatite A ser uma doença totalmente curável, a recuperação é lenta, podendo durar semanas ou meses. Além disso, os vários sintomas causam prejuízos aos pacientes, entre eles, cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre e dor abdominal. Portanto, a imunização é o melhor caminho para a prevenção", orienta.
 
Para vacinar as crianças, os pais ou responsáveis devem levá-las a unidade de saúde de seus territórios, munidos da carteira de vacinação. Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas pela Central de Imunização, através do telefone 3372-1537.
 
A doença
 
A Hepatite A é doença viral, contagiosa, também conhecida como "hepatite infecciosa". Sua transmissão é fecal-oral, por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus. Geralmente, não apresenta sintomas. Porém, os mais frequentes são: cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
 
O diagnóstico é realizado por exame de sangue e se confirmada a doença é o profissional de saúde quem indicará o tratamento mais adequado, para o qual o portador deve seguir corretamente todas as recomendações para alcançar a cura. Também é possível evitar a Hepatite A melhorando as condições de higiene e de saneamento básico.

Seguem algumas  algumas recomendações:

– Lavar as mãos após ir ao banheiro, trocar fraldas e antes de comer ou preparar alimentos;
– Lavar bem, com água tratada, clorada ou fervida, os alimentos que são consumidos crus, deixando-os de molho por 30 minutos;
– Cozinhar bem os alimentos antes de consumi-los, principalmente mariscos, frutos do mar e carne de porco;
– Lavar adequadamente pratos, copos, talheres e mamadeiras;
– Não tomar banho ou brincar perto de valões, riachos, chafarizes, enchentes ou próximo de onde haja esgoto a céu aberto;
– Caso haja algum doente com hepatite A em casa, utilizar hipoclorito de sódio a 2,5% ou água sanitária ao lavar o banheiro.