Prefeitura promove reunião com moradores para falar sobre ação para despoluição da Lagoa do Meio

O secretário Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais, Walter Maia, e o diretor do Saae – Serviço Autônomo de Água e Esgoto, Ademir Lima, estiveram reunidos com os moradores do bairro Lagoa do Meio e região para tratar sobre a despoluição da lagoa que dá nome ao bairro. Desde 2013, uma série de ações do poder público são realizadas para despoluí-la, mas é preciso que a população também se mobilize em prol da lagoa.

O bairro já conta com serviço de coleta de esgoto, só que muitos moradores ainda utilizam a rede de drenagem de água da chuva para descarregar seus resíduos ou o fazem através de ligações clandestinas que vão diretamente para o manancial. O encontro foi realizado na noite desta quarta-feira, 02. Apesar das ligações clandestinas, há moradores que se preocupam com o futuro da lagoa. Para o empresário Gilmar Del’Torre, morador do bairro há 14 anos, essa medida adotada pela prefeitura é fundamental para ajudar a manter a qualidade da água da lagoa.
 
"Sou um defensor da nossa lagoa. Todos nós moradores precisamos fazer a nossa parte, porque a despoluição da lagoa é de interesse nosso, ela é um bem natural de todos", argumenta o morador. O objetivo desta reunião foi de conscientizar e sensibilizar moradores sobre a necessidade da ligação correta à rede coletora do Saae, bem como informar os moradores sobre o prazo de adequação que vai até o dia 25 de agosto. "A partir desta data, a prefeitura fará o fechamento das ligações clandestinas, pois as mesmas poluem a Lagoa do Meio", diz Ademir Lima, diretor do Saae. 

O presidente da Associação de Moradores do bairro Lagoa do Meio, Marcelo Caliman, também apoiou a iniciativa da prefeitura. "Melhorias no meio ambiente são feitas com a participação de todos os envolvidos. A prefeitura está fazendo o que é correto e da melhor forma possível. Está assumindo a responsabilidade que é dela e conscientizando a população. A associação, bem como a comunidade, com certeza, irão abraçar a causa", conclui Caliman.

Serviço:

Para solicitar a ligação à rede coletora de esgoto, o morador deve procurar o Serviço Autônomo de Água e Esgosto – SAAE, que fica na Avenida Barra de São Francisco, nº1137, bairro Colina, ou pelo 0800-7269-755.