Recreio no quartel: alunos da rede municipal visitam 12º Batalhão da Polícia Militar

Mais de 600 alunos da rede municipal de educação visitaram o 12º Batalhão da Polícia Militar, no bairro José Rodrigues Maciel, nesta terça-feira (10). A visita, chamada de "Recreio no Quartel", faz parte do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e tem como objetivo fazer com que as crianças conheçam a rotina dos policiais.

Os alunos, do 2º e 5º ano do Ensino Fundamental, puderam ver de perto como é o trabalho da Polícia Militar e se animaram com as atividades desenvolvidas no "recreio". Além da diversão com pula-pula, algodão doce e pipoca, os alunos se empolgaram com a visita aos setores do batalhão a a presença dos mascotes Dare, o leão, e do Policial Interativo. Mas a estrela da festa foi mesmo o passeio na viatura.

O tenente Muniz – que no dia representava o capitão Nunes, coordenador do Proerd – destacou a importância de vivências como essa. "O recreio no quartel faz parte de uma série de atividades do programa que destaca os prontos positivos para a criança ao rejeitar o uso de droga e dizer não à violência. Essa aproximação com a nossa rotina é fundamental para estruturar uma relação de confiança com a polícia", destaca Muniz.

Além de mostrar que aprendeu direitinho a lição, Stefany Conceição demonstrou o quanto as crianças que participam do Proerd podem atuar como multiplicadores, apesar da pouca idade. "A violência não leva a lugar nenhum e já ensinei isso pro meu primo e minha prima", conta  a pequena de 10 anos. Ao ser questionada sobre os prejuízos que a droga pode causar, ela não teve dúvida em responder: "A gente pode perder tudo, pode perder a família, os amigos e até o nosso caráter".

Janete Santos de Jesus, acompanhando o filho especial Cauã, se emocionou ao ver a alegria do menino durante o passeio na viatura. "Olha só a alegria do meu filho. Muito importante esse projeto, porque enquanto as crianças estão mais perto da polícia, elas ficam longe do crime", garante Janete.  

Nos últimos seis meses, 660 crianças participaram do Proerd, programa mantido pelo governo do Estado, e conta com a parceria da Secretaria de Educação de Linhares.