Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado com oficinas e palestras no auditório da UAB

Em 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. E para celebrar essa data, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais realiza, nesta quinta-feira (5), um workshop com oficinas que tem por objetivo detalhar o funcionamento dos diversos setores da secretaria, a fim de agilizar os processos.

O evento é gratuito e tem início às 8 horas,  no auditório principal da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no Bairro Novo Horizonte. O workshop é voltado para profissionais e estudantes da área do Meio Ambiente, mas todas as pessoas interessadas podem participar. O credenciamento será realizado pouco antes da abertura do evento. 

Entre os temas abordados nas oficinas estão educação ambiental, controle e fiscalização, recursos naturais e licenciamento ambiental.

Semana Estadual de Meio Ambiente

Ainda nesta quinta-feira, será instituindo a Comissão Estadual de Biodiversidade, durante evento realizado no Salão São Tiago, do Palácio Anchieta, em Vitória, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. O município de Linhares será representado pelo Assessor Especial de Gestão, Antônio Ruy Junior, da Secretaria de Meio Ambiente. Na ocasião estarão reunidos diversos municípios de todo o Estado.

Durante o evento, que é uma das atividade que integram a Semana Estadual de Meio Ambiente. será realizada a assinatura do decreto instituindo a Comissão Estadual de Biodiversidade, com o objetivo de estabelecer o compromisso capixaba frente às metas de Aichi; lançamento do edital Fundágua; entrega ao presidente da Assembléia Legislativa do Espírito Santo (Ales) da Lei da Fauna; e lançamento do selo de 30 anos do Parque Estadual Cachoeira da Fumaça.

Metas de Aichi – Reunidas em cinco objetivos estratégicos, as 20 Metas de Aichi – estabelecidas junto à Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU – fazem referência à conservação da biodiversidade. Entre essas metas, que devem ser a base do planejamento das políticas públicas ambientais, está promover a utilização sustentável da biodiversidade. 

Saiba mais: 

O 5 de junho foi instituído como Dia Mundial do Meio Ambiente por meio de uma resolução criada na Assembléia Geral das Nações Unidas, em 1972. No mesmo ano, a resolução abriu a conferência de Estocolmo na Suécia, cujo tema central foi Ambiente Humano.

A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, em que a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, de tal modo que a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.

A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da Secretaria Especial do Meio Ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza.