Secretaria Municipal de Cultura e Aderes emitiram 89 carteiras para artesãos de Linhares

A Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Aderes – Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Espírito Santo – atendeu 89 artesãos interessados em emitir a carteira nacional da categoria. O serviço foi oferecido na terça (27) e quarta (28) no Centro Cultural Nice Avanza, na Praça 22 de Agosto, no Centro. 
 
Segundo a assessora técnica da Aderes, Ivany Silva, são vários os benefícios dos profissionais após recebimento da carteira, como: emissão de nota fiscal avulsa sem custo com a Receita Estadual, participação em feiras e eventos promovidos pelos governos Estadual e Federal, circulação com suas respectivas mercadorias em todo o território nacional, crédito para empréstimo específico da classe, além do direito à aposentadoria por sua profissão.

A artesã Maria Antônia Jovita trabalha há cinco anos na produção de pet aplique (bordado feito com tecido), além de executar trabalhos manuais feitos com jornal e feltro. Segundo ela, a carteira é importante porque possibilita o acesso a vários benefícios. "Com a carteira em mãos posso comprar material de trabalho com desconto, o que vai me ajudar a ter uma boa economia. Outra coisa que achei interessante é a sensação de segurança que o documento nos traz quando precisamos expor ou apresentar nossos produtos em algum lugar, é como se fosse uma identidade", explica a Maria Antônia.

Além da emissão de novos documentos, os artesãos puderam renovar suas carteiras. Os profissionais que não conseguiram realizar o procedimento em Linhares podem ter acesso ao serviço na Aderes, localizada na Avenida Nossa Senhora da Penha, 714, 5° andar, Ed. RS Trade Tower, Praia do Canto, em Vitória. O atendimento é realizado somente às segundas-feiras mediante agendamento através dos telefones (27) 3636-8579/ 99723-9652 ou 99289-5351.