Dia Nacional da Mata Atlântica será comemorado com ação no centro de Linhares

Para lembrar o Dia Nacional da Mata Atlântica, 27 de Maio, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais, por meio do Departamento de Educação Ambiental, realiza uma ação informativa acerca dos diversos recursos naturais existentes em Linhares. O evento acontece nesta terça-feira (27) das 9h às 17h, na esquina do Mercado Municipal, no Centro. O objetivo é informar a população sobre as riquezas naturais da nossa região. Para isso, uma tenda temática será montada para a exposição de diversas espécies de animais taxidemizados. Haverá exposição de apetrechos de caça que foram apreendidos através do trabalho de fiscalização realizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além de panfletagem.

Conheça um pouco das reservas naturais do município:

Floresta Nacional de Goytacazes (Flona): É a maior floresta urbana do Espírito Santo e a terceira maior em extensão do Brasil. São 1,3 mil hectares de verde e animais silvestres como pica-pau, veado, tamanduá, jacutinga, macaco-barbado, espécies de cobras (jibóia, bouipeva, jararaca), entre outros. Também é possível encontrar árvores centenárias: jequitibás, jacarandá e outras espécies remanescentes do processo de desmatamento. Protegida pela legislação federal, possui dois tipos de trilhas para quem deseja conhecer este celeiro natural. Na mini-trilha, um circuito que dura em média 10 minutos, é possível apreciar várias espécies de árvores nativas.

A trilha dentro da mata tem um percurso de 3 km e é acompanhada de profissionais treinados que realizam um trabalho de educação ambiental. Esta trilha deve ser agendada com antecedência. É feita com um grupo de 11 a 30 pessoas. A Floresta Nacional de Goytacazes fica no quilômetro 153 da BR 101, próximo à antiga ponte Getúlio Vargas.

Reserva Natural da Vale: Localizada a 30 km da sede de Linhares, a Reserva da Vale mantém preservados 40% da Mata Atlântica do Espírito Santo, e, em Linhares, é uma das áreas de conservação mais bem protegidas da América do Sul. É um dos 14 centros de alta diversidade e endemismo do Brasil e recebeu da UNESCO, em 1999, o título de Patrimônio Natural da Humanidade e em agosto de 2008 o de Campus Avançado da Rede da Biosfera da Mata Atlântica.

Na Reserva Natural Vale o visitante ou pesquisador pode conhecer pouco da história da Mata Atlantica, da biodiversidade, dos trabalhos de conservação e recuperação de ecossistemas degradados e dos programas de pesquisa e de uso público. Fica aberta à visitação o ano todo, inclusive nos finais de semana e feriados, com passeios ecológicos, trilhas na mata nativa e contemplação à natureza.

Saiba Mais:

A Mata Atlântica foi considerada patrimônio nacional pela Constituição Federal de 1988 (art 225, § 4°) e pelo Decreto 750, de 10 de fevereiro de 1993. Posteriormente, outro decreto presidencial de 21 de setembro de 1999 instituiu o dia 27 de maio como dia da Mata Atlântica. O dia foi escolhido porque foi em 27 de maio de 1560 que o Pe. Anchieta assinou a famosa Carta de São Vicente, onde descreveu, pela primeira vez, a biodiversidade das florestas tropicais.