Maio Amarelo: Pedalaço é promovido em campanha de conscientização sobre o trânsito de Linhares

A Prefeitura de Linhares aderiu ao movimento Maio Amarelo, uma campanha mundial cujo objetivo é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito de todo o planeta. Para conscientizar motoristas, motociclistas e pedestres de Linhares, a Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública promoveu, na manhã deste sábado, 24, um Pedalaço em mais de 20 ruas e avenidas do Centro, Interlagos, Novo Horizonte, Conceição e Colina.

Organizado em parceria com o PedaLinhares, o evento contou com a participação de integrantes do Moto Clube Linhares. A saída aconteceu às 8h30 na Praça 22 de Agosto, no Centro. "Sou ciclista e acho muito importante participar de uma campanha de conscientização que busca valorizar o respeito e a educação no trânsito. Fico mais feliz ainda porque faço isso pedalando, uma das minhas atividades preferidas", diz o ciclista Levy Silva, 64 anos.

Segundo dados informados pela Secretaria de Cidadania e Segurança, no 1º trimestre de 2014, 394 pessoas deram entrada no Hospital Geral de Linhares (HGL) acidentadas por motocicletas e 241 por outros veículos. O chefe da Divisão de Educação no Trânsito do Departamento Municipal de Trânsito, vinculado à Secretaria de Cidadania e Segurança, Clovis Monteiro Falcão, agradeceu o apoio dos membros do PedaLinhares e do Moto Clube. "O trânsito é formado por todos. Por isso, temos de chamar a atenção dos novos condutores para construirmos um trânsito pacífico, onde haja a valorização da vida", ressalta.

O administrador de empresas, Edcarlos Nossa, levou o Heitor, de 1 ano, para acompanhar o Pedalaço do Maio Amarelo. "Talvez, nessa idade, meu filho não entenda nada sobre o passeio. Mas, nada melhor do que incentivar desde cedo a criança sobre a utilização da bicicleta, um transporte consciente e sustentável. É importante que saiamos do comodismo para tornar o trânsito um ambiente mais seguro", diz. Na próxima segunda-feira (26) haverá palestras e teatro sobre o trânsito.