Prefeitura realiza abordagem social a moradores de rua no Centro da cidade

A prefeitura de Linhares, por meio da Guarda Civil Municipal, assistentes sociais e com o apoio da Polícia Militar, realizou uma operação para abordar moradores de rua do município na manhã desta sexta-feira (23). Ao todo, 15 pessoas foram abordadas e levadas para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) da prefeitura.

As abordagens foram realizadas no Centro, nas proximidades do Cais do Porto e também na ponte do Rio Pequeno.  Do total de abordados, oito já recebiam atendimento do município, seja para encaminhando à família ou acompanhamento social. Após passarem o dia no CREAS, quatro pessoas decidiram retornar para suas casas, em Rio Bananal e Aracruz. Os demais, apesar de todo aconselhamento, preferiram retornar para as ruas.

"Entendo que há reclamações de cidadãos com relação à presença de moradores de rua em Linhares, mas não podemos, na base da força, retirar essas pessoas das ruas. Fazemos acompanhamento, aconselhamento, e tentamos sempre fazer a reinserção no seio familiar", afirmou o secretário de Cidadania e Segurança Pública, Washington Monteiro.

O CREAS possui um conjunto de ações voltadas para atender a população que fazem das ruas seu local de sobrevivência ou moradia em Linhares. Por meio do serviço, essas pessoas são encaminhadas para os espaços de acolhida e outros para os serviços da rede de assistência social e saúde da Prefeitura, onde recebem atendimento através do profissional de Assistência Social, que identifica a demanda para posterior encaminhamento.