Linhares, Governo do Estado, Unicef e Presidência da República unidos na prevenção da violência

Linhares foi um dos dez municípios que participaram das oficinas de formação para a elaboração de planos municipais de prevenção à violência letal. O evento foi realizado nos dias 13 e 14 deste mês pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado Extraordinária de Ações Estratégicas (Seae), pelo Observatório das Favelas, pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

O secretário de Cidadania e Segurança Pública, Washington Monteiro, participou do evento. Ele esteve presente em uma oficina que terá como base o Guia Municipal de Prevenção da Violência Letal contra Adolescentes e Jovens, e as atividades acontecem na sede da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp). O objetivo desse guia é proporcionar uma metodologia que auxilie os gestores e funcionários dos municípios na elaboração de políticas públicas voltadas para a redução da violência letal contra adolescentes e jovens em seus territórios. Para tanto, esse material apresenta os passos necessários para a elaboração de um diagnóstico local, a formulação de uma política de prevenção de forma participativa e o monitoramento e a avaliação da política implementada. 

"Trata-se de um evento de fundamental importância para que possamos desenvolver políticas públicas de segurança no sentido de reduzir a criminalidade em nosso município. Investimentos em policiamento e em equipamentos de combate à violência são importantes, mas também não podemos esquecer de criar um ambiente mais digno e seguro para nossos jovens", afirma o secretário. As políticas desenvolvidas serão aplicadas em parceria também com a Secretaria de Assistência Social de Linhares, que auxiliará a traçar um diagnóstico para que seja verificada as causas, locais e motivação da criminalidade no município.