Militares da Marinha do Brasil vão participar da festa de Centenário de Memória de Caboclo Bernardo

Militares da Marinha do Brasil participaram de uma reunião com o secretário de Cultura de Linhares para discutir a participação da corporação na Festa de 100 anos de Memória do herói Caboclo Bernardo. O encontro foi realizado entre o secretário Roberto Cordeiro e dois representantes da Escola de Aprendizes de Marinheiros de Vila Velha, o 2º tenente auxiliar de Armada, Gilmar Marques Lima e o 1º sargento armamentista, Artur Carvalho.  O diretor de Cultura, Júlio Durão, também participou da conversa.

Em 2014 é comemorado o centenário da memória do herói linharense Caboclo Bernardo. Para celebrar a data, a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria de Cultura, resgatará a medalha de ouro recebida por Bernardo por seu ato heroico. Nascido em 1859, Caboclo Bernardo só viria a se tornar conhecido no ano de 1887. Em 7 de setembro daquele ano, após bater na ponta sul da barra do Rio Doce, o navio Imperial Marinheiro caminhava para o naufrágio. Bernardo salvou 128 dos mais de 140 tripulantes.

Por seu ato de bravura, Caboclo Bernardo recebeu uma medalha humanitária de 1ª classe do Império Brasileiro a pedido da Marinha nacional. A condecoração aconteceu em 6 de outubro do mesmo ano. A medalha era de ouro maciço, medindo 2,5 centímetros de diâmetro e 3 de espessura, e veio gravada com a data 8 de setembro de 1887, fato curioso, já que deveria conter a data do ato heroico. Símbolo do heroísmo de Caboclo, a medalha se perdeu na história. No encontro desta quarta, a Marinha firmou o compromisso de participar da solenidade de entrega da medalha.

Durante a reunião realizada na Secretaria de Cultura, na última quarta-feira, o tenente Gilmar Marques ressalta que, de acordo com o calendário nacional de eventos, a Marinha participa somente de duas apresentações: dia 23  de maio – Colonização do solo espirito-santense e o dia 7 de setembro – Independência do Brasil. "A Marinha está tratando o centenário como um evento de extrema importância, porque, para nós, é uma honra revitalizarmos e replicarmos um fato histórico para Linhares e todo o Brasil. Vamos participar desse evento com vontade, orgulho e com o desejo de que esse fato se perdure e que mais pessoas descubram a história do herói do município", disse 

"Vamos resgatar o que está perdido. São mais de 100 anos de história que não são de conhecimento da maioria dos linharenses e precisa ser lembrado. Quando a Marinha do Brasil participa de um evento como o que a Prefeitura de Linhares está realizando, dá autenticidade ao centenário do herói que Linhares tem. Em breve, vamos apresentar qual será a programação da festa e a participação efetiva da Marinha", diz o secretário de Cultura.