Prefeitura, Faceli e FAMOL assinam convênio para concessão de estágio e bolsa para estudantes

A Faceli – Faculdade de Ensino Superior de Linhares -, a Famol  – Federação das Associações de Moradores de Linhares – e a Prefeitura de Linhares assinaram um convênio nesta terça-feira (29) para a concessão de estágio não obrigatório e respectiva bolsa-auxílio a estudantes de nível superior. O acordo tem como objetivo viabilizar para os estudantes do curso de Administração da Faceli a participação em estágio não obrigatório, no Projeto de Formalização e Desenvolvimento da Atividade do Microempreendedor Individual, por meio das associações de moradores.

A prefeitura e a Famol devem proporcionar aos estagiários as condições e facilidades para o bom aproveitamento do estágio; e fica assegurada à Faceli a seleção de dez alunos candidatos à vaga de estágio. Os estudantes selecionados atuarão diretamente nas associações de moradores, nos diversos bairros e distritos de Linhares. O contrato pode ser de até 24 meses, e nunca inferior a seis meses.

Para Sandra Bassani, diretora presidente da Faceli, a iniciativa proporcionará aos alunos vivência prática e aplicação dos conhecimentos em contexto real. "A nossa participação está em sintonia com o projeto de extensão Faceli nas Comunidades, que lançamos recentemente e vai envolver professores e estudantes dos cursos de Administração, Direito e Pedagogia da faculdade", frisa.

O prefeito Nozinho Corrêa destaca. "Tenho certeza que o projeto vai incentivar a comunidade e valorizar as micro e pequenas empresas". De acordo com Luciano Bastos, presidente da Famol, o levantamento de informações sobre os microempreendedores da cidade é necessário, até para valorizar uma categoria que tanto movimenta a economia local e não provoca nenhum impacto negativo ambiental ou social.

O secretário de Desenvolvimento, Indústria e Comércio de Linhares, Rodrigo Paneto, explica que o objetivo é a formalização e a qualificação dos microempreendedores individuais. "Cito um exemplo: a dona Maria, que faz o salgadinho, será formalizada e vai aprender técnicas comerciais e de higiene". Paneto acrescenta que outra face importante do projeto é que a Faceli atinge mais um de seus objetivos, por meio dessa integração com a sociedade. "O aluno/estagiário vai ser remunerado e vai poder ensinar, aprender e empreender", finaliza.

Num primeiro o Agente de Desenvolvimento Local, Joel Liberato Santana, vai trabalhar na articulação e integração dos envolvidos no projeto. Em seguida, o SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – vai orientar, formalizar e capacitar os microempreendedores.

Linhares tem melhor Agente de Desenvolvimento do Estado

Linhares foi um dos destaques do Prêmio Prefeito Empreendedor realizado pelo SEBRAE na noite da última quinta-feira, em Vitória. O servidor municipal Joel Liberato Santana foi premiado com o título de melhor Agente de Desenvolvimento do Estado. Foi a primeira vez que Linhares participou do evento e o prefeito Nozinho Correa esteve entre os finalistas do prêmio com o Projeto de Identificação, Formalização e Desenvolvimento do Micro Negócio, feito em parceria com as Associações de Moradores e com a Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli).

O prêmio Prefeito Empreendedor premia os melhores projetos que visam o desenvolvimento de micro e pequenas empresas e Linhares tem hoje um dos melhores cenários para o desenvolvimento do setor. As ações realizadas por Joel Liberato Santana receberam destaque dentro da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que hoje se encontra em estado avançando de implementação.

"No início da gestão o município de Linhares tinha a lei editada, mas ela não estava implementada. O papel do agente é justamente este, tirar a lei do papel e colocá-la em prática. Desta forma, o pequeno empresário passa a ter um tratamento diferenciado em relação às grandes empresas, podendo competir em pé de igualdade", garante Joel.