Eleição de Diretores: 17.185 eleitores podem ir às urnas escolher os novos diretores de escolas

A eleição para escolha dos diretores das escolas da rede municipal de ensino acontece nesta quarta-feira, das 7h às 17h30. Pais ou responsáveis e alunos maiores de 16 anos têm direito ao voto. Os integrantes do magistério e os demais servidores públicos em efetivo exercício na escola, até o dia do pleito, também têm direito ao voto. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, há 17.185 eleitores habilitados para participarem do pleito e 58 candidatos disputando uma vagas de direção em 45 escolas. O resultado sai no dia 05 de maio.

O mandato do diretor tem duração de dois anos. O diretor eleito pode participar de reeleição. O diretor de uma escola tem papel fundamental para o desenvolvimento de todo o sistema educacional do município. Além da função administrativa e burocrática, o profissional que dirige uma escola atua de forma coletiva junto com os alunos e a comunidade em prol da instituição e dos processos educacionais. Por esse motivo, a escolha democrática tem grande importância para todos os envolvidos.

A escolha democrática acontece desde 2009, e de acordo com a presidente da Comissão Eleitoral, Rosimar Caldeira de Sousa, o processo traz muitos benefícios para a escola, alunos e para comunidade. ?Essa é uma escolha legítima e deixa de ser uma escolha política. Dessa forma, o diretor tem imparcialidade para buscar benefícios para a escola, o que melhora todo o desenvolvimento dos alunos? conta Rosimar.
 
Além da liberdade, o outro ponto forte desse processo é que os pais e alunos participam e dividem a responsabilidade com o poder público. ?A participação dos pais e alunos é importante porque é uma responsabilidade partilhada, uma tomada de consciência do processo educacional por parte dos pais e alunos?, frisa a presidente da comissão eleitoral.
 
A secretária de Educação, Regina de Cássia Cardozo Pedroni, destaca a importância do processo eleitoral. "A escolha legítima dos diretores compartilha o compromisso de gestão entre a Secretaria de Educação, representada pelos direitores, e pelos pais e demais eleitores. O processo atual possibilita uma escolha técnica, com profissionais que demonstram habilidades para executar as funções nas escolas. As eleições permitem que todos participem dessa importante decisão", disse Regina.
 
Como acontece o processo eleitoral

Todo o processo é feito através das escolas e interessados em assumir a direção. Para se candidatar ao pleito, o professor ou pedagogo precisam estar trabalhando na rede municipal de ensino há pelo menos dois anos, não ter processos administrativos, criminais ou sindicância, ter disponibilidade para assumir o cargo de 40 horas semanais entre outros atributos presentes no edital.
 
O vencedor do pleito precisa ter maioria dos votos. Se houver empate, o primeiro critério para desempate é tempo de serviço na rede municipal de ensino, seguido por quantidade de cursos de formação e especialização, e por último, a idade. Se houver candidato único na escola, ele precisa de 50% mais um para ser eleito. Se não houver candidato na escola, servidores da Secretaria Municipal de Educação vão à instituição saber se há interessados em participar do processo, em caso negativo, a própria secretaria nomeia um diretor