Projeto de alunos da rede municipal é destaque em disputa realizada entre 42 mil escolas do Brasil

Na disputa do prêmio Melhores Práticas, que reuniu 42 mil instituições de ensino em todo o Brasil, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Cid Adalberto dos Reis, do bairro Juparanã, foram escolhidos ao apresentarem um projeto que trata da confecção de um jornal. A coordenadora da iniciativa, a professora Cícera Isaany Chaves Batista, e o aluno Raul Rhor, participaram da entrega dos certificados. A cerimônia foi realizada neste mês em Campinas, São Paulo.

Para Cícera, o fato de ter o projeto selecionado dentre tantas escolas é uma conquista especial. "É motivador ver esse resultado e ver o brilho nos olhos deles quando se deparam com um desafio e conseguem superá-lo. Esse é o maior presente", conta a coordenadora do Mais Educação na escola. Surpresa. Essa é a palavra que o aluno Raul Rhor, que participou ativamente do projeto, encontrou para expressar o que ele sentiu quando soube do resultado. "Não pensei que chegaríamos tão longe: representar a escola e nossa cidade em outro estado e recebendo boas críticas foi uma surpresa para mim" conta Raul.

Para a secretária de Educação, Regina de Cássia Cardozo Pedroni, a premiação é motivo de orgulho para Linhares. "Só temos que agradecer aos alunos e a professora por esse momento. Esperamos que levem esse sucesso e dedicação para suas famílias, para comunidade e para outras escolas" diz Regina.

O projeto


O projeto, que teve participação de 46 alunos do 6º, 7º, 8º e 9º ano, consistiu na criação de um jornal que irá veicular notícias da escola e da comunidade na qual está inserida. O veículo terá circulação no bairro e manterá a população informada sobre as atividades desenvolvidas na escola e sua relação com a comunidade. Por ser uma ideia pioneira, a direção da escola e os demais envolvidos no projeto ainda estudam a data para que a o jornal ganhe as ruas e seja apresentado à população.

Mais Educação

O projeto Mais Educação, do Ministério da Educação (MEC), constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral. As escolas das redes públicas de ensino estadual, municipal e do Distrito Federal fazem a adesão ao programa e, de acordo com o projeto educativo em curso, optam por desenvolver atividades nos macrocampos de acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.