Procon de Linhares divulga pesquisa de preços e dicas para compra de produtos da Páscoa

O Procon Linhares, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, divulga uma pesquisa comparativa com preços dos produtos comercializados na Páscoa. O órgão ressalta que pesquisar os preços é a principal arma dos consumidores para economizar em qualquer período de compra. Outra sugestão é ficar atento aos materiais de divulgação dos estabelecimentos e verificar se os preços informados são realmente praticados nas lojas.

Outra recomendação é quanto à aparência dos produtos. Embalagens com rasgos e perfurações devem ser evitadas. Também deve haver atenção às informações da embalagem em relação a peso, ingredientes e data de validade. A maioria dos ovos é classificada por números e não segue um padrão único, o que pode confundir na hora da compra. Já para os produtos que oferecem brinquedos como brinde, a orientação é que os pais devem procurar pela marca do Inmetro nas embalagens e ver a faixa etária para a qual se destina. Todos os brindes devem ter selo do Inmetro.

Caso não haja a indicação da segurança, os pais não têm como garantir os direitos se houver algum problema com os filhos. A informação é a principal ferramenta à disposição dos consumidores para um consumo consciente e seguro. Para auxiliar o consumidor na hora da compra, o Procon apresenta informações de dois produtos, cuja demanda aumenta no período da Páscoa: chocolates e pescados. Qualquer dúvida que o consumidor tiver, basta comparecer a agência do Procon de Linhares, na rua João Calmon, 908, Centro, ou ligar para 3372-2129.


Ovos de Páscoa (chocolates)
Deve-se orientar ao consumidor a leitura cuidadosa do rótulo desses produtos, dando-se atenção a informações como a data de sua validade e ingrediente. Chocolates com recheios de frutas tendem a perecer com maior facilidade e por isso, é importante que o consumidor fique atento à data de fabricação e validade antes de consumir esses produtos.
A atenção do consumidor deve aumentar caso ele opte por versões diet ou light dos ovos de páscoa convencionais.

Pescados
Outro alimento cujo consumo aumenta na época de Páscoa é o pescado (além de outros produtos obtidos da pesca). Antes de adquirir os pescados in natura, deve-se orientar que o consumidor observe as condições de higiene do local, bem como a forma com que os pescados são armazenados e acondicionados. Devem ser adotadas medidas que protejam o alimento in natura de contaminação por animais, insetos, aves, e por elementos químicos ou microbiológicos ou por outras substâncias indesejáveis durante a manipulação e armazenagem. Para o caso do gelo utilizado na refrigeração dos pescados, por entrar em contato com o produto, deverá ser fabricado com água potável.

Também se deve orientar o consumidor para escolher atentamente o pescado que pretende adquirir. Em linhas gerais, o peixe deve estar com as guelras vermelhas, os olhos salientes e brilhantes, o corpo deve estar rijo e as escamas não devem se desprender com facilidade. É importante que o consumidor passe o dedo pelas guelras para verificar se o tom avermelhado não é um corante aplicado com a finalidade de confundir o consumidor. Quanto aos frutos do mar, no caso do camarão, estes devem ser firmes e com a carapaça presa ao corpo e o odor deve ser característico do produto, sem ser forte demais.

No caso de mexilhões, mariscos e ostras, o consumidor deve ser orientado a, ao comprar moluscos in natura, observar se as valvas (conchas) estão bem fechadas, pois moluscos com valvas abertas não estão aptos para o consumo. Para adquirir marisco desenconchados, deve-se observar se o produto possui selo do Serviço de Inspeção Estadual – SIE ou Serviço de Inspeção Federal – SIF. Caso os produtos sejam industrializados, orienta-se que o consumidor verifique as informações contidas no rótulo do produto, como data de validade.

PESQUISA COMPARATIVA DE PREÇOS – PRODUTOS DA PÁSCOA – 8 DE ABRIL