GranExpo 2014: Pavilhão da roça traz agricultores familiares do norte capixaba

Integrantes da agricultura familiar de diversos municípios do Norte do Estado também marcaram presença na GranExpo 2014. Apoiados pelas prefeituras de suas cidades e pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) os produtores aproveitaram a oportunidade para divulgar e comercializar os  produtos produzidos em sua região.

De acordo com a economista doméstica do Incaper, Jozyellen Nunes da Costa, a iniciativa de ajudar os produtores a exporem e divulgarem seus produtos surgiu  das prefeituras, Incaper e do Sindicato Rural de Nova Venécia. No  evento  estão presentes os municípios de Nova Venécia, Pinheiros, São Mateus, Jaguaré, Ponto Belo e Montanha.

"A feira  contribui de forma muito efetiva na divulgação e comercialização dos produtos produzidos pela agricultura familiar. Além de proporcionar uma rica experiência aos produtores.Eventos como a GranExpo ajudam a fixar o homem no campo", explicou a economista.

Já os produtores estão muito satisfeitos com o resultado, como é o caso de Célio Rezende da Rocha, do Córrego Dantas, distrito de Guararema em Nova Venécia, e da Jéssica da Silva Mantovanelle,  do Córrego Caboclo,  também em Nova Venécia.

Célio participa da feira pela segunda vez divulgando a marca da cooperativa Moinho de Pedra e Sabor da Terra, com pastel de fubá, suco natural, polenta recheada, bala de coco além do próprio fubá. Para ele, a GranExpo é uma excelente oportunidade de negócios.

"No ano passado, quando participei pela primeira vez, tive bons resultados, mas este ano está sendo excelente. Além de atingir a nossa meta de vendas superamos, em muito, as nossas expectativas. E espero estar aqui no próximo ano também", afirmou o produtor.

Já a Jéssica trouxe pela primeira vez para feira a cooperativa "Paladares da Cozinha Cabocla",  com produtos como brigadeiro de banana com café, brigadeiro com laranja, cocada de café, cocada de café com limão, além da sensacional moquequinha de banana acompanhada com  risoto de carne. Para ela, a feira está sendo fantástica.

"É a primeira vez que participamos da feira e é a primeira vez que estamos vendendo os produtos da nossa cooperativa. A GranExpo está sendo um aprendizado pra gente. O resultado foi nota 10 e a experiência que estamos vivenciando aqui está nos incentivando a prosseguir com a cooperativa. Pretendemos montar uma agro- indústria e pelo que vimos aqui será sucesso", comemorou Jéssica.