Programa Mais Médicos: profissionais cubanas chegam a Linhares

Linhares recebeu nos últimos dias três médicas cubanas especialistas em atenção básica de saúde por meio do programa federal Mais Médicos. Elas atuarão nas unidades de saúde dos bairros Shell e Araçá. Yerma Tamara Mariño Hechavarria é natural do município de Niquero, província de Granma, ao leste da ilha de Cuba, e trabalha como médica há 16 anos. Mesmo tendo deixado seus dois filhos em casa para trabalhar em um país diferente, Tamara está muito feliz. "A recepção aqui no Brasil está sendo ótima. Mesmo com saudade da família, estou muito feliz", conta.

Nancy Cruz Fernández nasceu na cidade de Melena Del Sur, província de Mayabeque, no lado oeste de Cuba. Ela tem 24 anos de experiência com saúde e se sente preparada para atender os brasileiros. "Estamos muito animadas em trabalhar por aqui. Apesar da língua diferente, brasileiros e cubanos têm muito em comum. Estou achando o clima daqui muito parecido com o de lá e a comida também", afirma.

Já Tâmara Gisela Alonso Diaz veio do município de Caimito, província de Artemisa, ao Norte de Havana, capital do país. Formada em 1994, a médica se mostrou entusiasmada em trabalhar em Linhares, cidade que tem um clima muito parecido com o de sua cidade natal.
"Estou me adaptando muito bem à cidade. O clima é bem parecido de onde eu morava e trabalhar aqui no Brasil será uma ótima oportunidade de crescimento profissional. Em Cuba nós gostamos de conhecer o paciente, saber onde ele mora, seus hábitos, seus costumes, pois boa parte das doenças surgem do próprio ambiente onde o cidadão mora. A alimentação, as condições de higiene, tudo isso afeta a saúde das pessoas. É tudo isso que levamos em conta na prevenção das doenças", afirma Tâmara.

Antes de desembarcarem no Espírito Santo, as médicas passaram por treinamentos em São Paulo para aprender mais sobre a língua portuguesa e sobre o exercício da medicina no país. Segundo o diretor de Estratégia de Saúde da Família, Márcio Coração, o trabalho das médicas cubanas será focado na atenção básica, garantindo um atendimento mais amplos nas unidades de saúde. "Dessa forma, os atendimentos ambulatoriais e demais procedimentos básicos de saúde serão otimizados nas unidades de saúde. Vamos tratar de forma mais efetiva os casos ambulatoriais, além dos atendimentos em pediatria e ginecologia", garantiu Márcio.
 

Programa Mais Médicos

O Programa Mais Médicos, do Governo Federal, faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais. A iniciativa prevê também a expansão do número de vagas de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil.