Arte-substantivo feminino: Artistas de Linhares participam de exposição em São Mateus

Com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, quatro artistas de Linhares participam da exposição "Arte-substantivo feminino" que será realizada entre os dias 6 de março e 5 de abril, na sala Ciro Sodré-Sitio Histórico do Porto de São Mateus. Promovido na semana em que se comemora o Dia da Mulher (8 de março), o evento pretende dar visibilidade para a produção de arte do gênero feminino que está sendo fomentado em São Mateus e municípios vizinhos.

Em Linhares, as convidadas foram: Luana Monteiro, Marjory Ribeiro, Charlene Bicalho e Margarete Massete. As visitações estão previstas para todas as quintas, das 13h às 17h e sábados das 13h às 17h. Além das mostras de arte, a semana é aberta com uma roda de conversa que vai abordar o tom de que a mulher deixa de ser espectadora para assumir um papel de agente transformador e fomentador de arte e cultura. A iniciativa busca mostrar a diversidade presente na criação feminina.
 
"Em vez de ser o modelo e motivo, a exposição apresenta uma mulher criadora que se apropriou das linguagens e se comunica com o mundo. Propõe e dialoga de igual para igual, não busca ser entendida, propõe questionamento", diz Shila Joaquim, organizadora da Semana da Mulher. A exposição transitará entre as linguagens mostrando várias facetas da produção de arte feminina e trará artes plásticas, audiovisual, poesia, música, performance e cultura popular tradicional.

Programação

Abertura da exposição Arte-Substantivo Feminino

Quinta (6)
16h Margarete Taqueti
20h Coquetel de abertura da Exposição ARTE – Substantivo Feminino
Local Ciro Sodré

Sexta (7)
Mostra Margarete Taqueti
19h
Local Bar Samburá – Sitio histórico do Porto
Um poema em cada árvore
9h às 12h

Sábado (8)
Local: Ruas de São Mateus até o Porto
Performance poética
Atividades Culturais
Local: Praça Mesquita Neto
Horário: 10h

20h: Jongo do KM 28