Verão 2014: Guarda Municipal vai atuar junto à Polícia Militar para garantir segurança nas praias

A programação do Verão 2014 começa neste sábado (01) nas praias de Linhares. O município prevê um movimento de pelo menos 10 mil pessoas durante os finais de semana nos balneários. Por causa do grande fluxo de pessoas, a prefeitura escalou uma equipe da Guarda Municipal para auxiliar os trabalhos da Polícia Militar.

Segundo o secretário de Cidadania e Segurança Pública, Washington Monteiro, a Guarda vai atuar em Pontal do Ipiranga, Regência e Povoação. O trabalho será feito em parceria com a PM, que recentemente recebeu um reforço policial de 49 militares que passaram a integrar o efetivo do 12º Batalhão de Polícia Militar de Linhares.

"A nossa Guarda Municipal vai trabalhar nas praias para ajudar na segurança da população que pretender curtir o verão. Ela terá um papel muito importante junto à Polícia Militar no sentido de orientar os turistas e dar suporte ao policiamento nas áreas de evento", garantiu o secretário.

Além da Guarda Municipal, agentes de trânsito também vão atuar para organizar e fiscalizar o trânsito nas praias. Uma das atribuições dos agentes será auxiliar a PM no controle da fiscalização de veículos com som alto nas praias. Em Pontal do Ipiranga, a prefeitura vai disponibilizar um espaço à beira da praia, devidamente sinalizado, para que carros utilizem som alto das 17h às 2 horas.

Moradores que quiserem denunciar veículos com som em volume elevado podem ligar para o telefone 190, da Polícia Militar. Se o automóvel estiver em uma rua, o dono será multado pelos agentes e o carro rebocado. No caso do veículo estar dentro de um quintal, a própria PM tomará as medidas cabíveis. Nos dois casos, haverá sempre o apoio de fiscais da Secretaria de Meio Ambiente, que estarão equipados com decibelímetro.

Chuvas 2013
O trabalho da Guarda Municipal em benefício da comunidade de Pontal do Ipiranga começou em dezembro do ano passado, quando chuvas torrenciais devastaram o balneário. Com o auxílio das aeronaves da Força Aérea Brasileira, a Guarda levou mantimentos, água e ajudou a salvar vidas.

"A Guarda teve um papel fundamental em Pontal do Ipiranga. Além de auxiliar no transporte de mantimentos, nossos guardas ajudaram a organizar a entrega de água, roupas e cestas básicas, além de prestar um trabalho essencial no sentido de salvar a vida de pessoas que estavam isoladas em suas residências", finalizou Washington.