Chuva: número de desabrigados em Linhares cai para 25

Com a baixa do volume do nível de água do Rio Doce, as famílias que estavam desabrigadas por causa das chuvas em Linhares estão retornando para casa. A Secretaria Municipal de Assistência Social informa que, nesta sexta-feira (3), 25 pessoas permanecem no ginásio poliesportivo "Leandro Arpini", no bairro Nossa Senhora da Conceição.

Desde o último dia 18 de dezembro, 1,4 mil pessoas – desabrigadas ou desalojadas – receberam algum tipo de atendimento oferecido pelas equipes de trabalho da prefeitura como resgate, transporte, alimentação, assistência social e atendimento médico. Além do ginásio "Leandro Arpini", os desabrigados também foram acomodados no "Idemar Unêda", no Shell.

A secretária de Assistência Social, Luzia Alvarenga, informou que a partir da próxima segunda-feira (6) equipes formadas por assistentes sociais vão visitar as famílias que passaram pelos abrigos. Todas foram cadastradas. Os assistentes farão uma pesquisa, com base em entrevistas, para identificar as pessoas que precisam de cesta básica entre outros atendimentos. O acompanhamento vai durar pelo menos três meses.

"Em parceria com o Sine, vamos encaminhar alguns dos desempregados que passaram pelos abrigos à agência de Linhares. Eles já foram pré-cadastrados. Nesse momento, é importante que eles sejam inseridos no mercado de trabalho para reconquistar o que foi perdido por causa da enchente", disse Luzia.

Na última quinta-feira (2), o estudante Sidney Aparecido Mariano Leite, voltou para casa com cinco de seus familiares. Eles deixaram o ginásio do Conceição e seguiram para a Lagoa do Zacarias, na região de Cacimbas. "Lá em casa a água subiu cerca de um metro e levou muita coisa que a gente tinha. Agora é hora de voltar, limpar tudo e continuar trabalhando para conquistar tudo novamente. Graças a Deus estamos todos bem", enfatizou.

As famílias cadastradas receberam kit de limpeza composto por galão de cinco litros de cloro, quatro luvas, duas máscaras e hipoclorito de sódio 2,5%. Na próxima semana, técnicos da vigilância em saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, vão visitar os locais atingidos pelas águas para conversar com a população a respeito dos cuidados que devem ser tomados no período pós-enchente.

Resgates

As aeronaves das Forças Armadas e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), auxiliadas por militares do Corpo de Bombeiros, realizaram mais de 600 resgates de famílias isoladas por causa das chuvas. Os atendimentos foram realizados na região litorânea como Pontal do Ipiranga, Regência e Povoação, além das localidades da zona rural do município.  

Saiba mais:

O hipoclorito de sódio é um produto utilizado para o tratamento de água. Deve ser conservado em locais frescos, protegido da luz solar e deve ser mantido fora do alcance de crianças. O líquido deve permanecer na embalagem original.