Famílias afetadas pela chuva em Linhares começam a voltar para casa

O primeiro dia de 2014 foi marcado pela desativação do abrigo montado na quadra "Idemar Unêda", no bairro Shell. Moradores das regiões de Areal, Agrovila e Pontal do Ipiranga, que estavam morando no local estão voltando para casa ou indo para casa de parentes. Agora, apenas o abrigo da quadra poliesportiva do bairro Conceição funciona, sendo o lar de 92 pessoas, distribuídas em 21 famílias.

Dona Helena Carlos Costa, de 61 anos, é moradora da localidade de Areal, e nesta quarta-feira (1º), após 7 dias longe de casa, pode voltar ao seu lar. "Minha casa encheu de água, mas, graças a Deus, a Defesa Civil liberou a gente hoje pra voltar. Estou com muita saudade e vontade de ir embora. Agradeço muito à prefeitura e ao estado, por terem dado essa força pra nós. Agradeço também às moças que trataram bem da gente por aqui", diz.

Após o fim das chuvas de dezembro, a enchente vem baixando ao longo dos dias. Porém, em lugares como a estrada que dá acesso ao balneário de Pontal do Ipiranga, a água ainda cobre a pista. A orientação à população é que não tente ir ao Pontal, já que o tráfego no local ainda não é seguro. A régua de marcação do nível do Rio Doce, no cais do porto, centro de Linhares, baixou à marca de 3 metros e 30 centímetros na tarde deste 1º de janeiro.

Ao longo desta quarta-feira, várias missões de entrega de mantimentos, água e roupas seguiram por terra até Pontal do Ipiranga e Brejo Grande.

Falta d’água

Após a enchente, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Linhares, SAAE, emitiu alerta sobre possível falta de água por conta de dificuldades na captação. Na tarde desta quarta-feira (1º), o local onde o líquido é captado recebeu reparos e o abastecimento na cidade se normalizará gradualmente. A orientação ainda é economizar.