Trânsito municipalizado: saiba como recorrer de uma multa

Desde o dia 8 de novembro, 18 agentes de trânsito municipais fiscalizam o trânsito linharense. Mais de 600 infrações já foram registradas. Se o cidadão entender o registro como injusto, pode buscar o Detran para resolver a situação. Caso receba uma notificação de autuação, que é o documento que informa ao proprietário que foi registrada uma infração de trânsito com seu veículo, e julgá-la indevida, o motorista pode interpor recurso à Comissão Julgadora de Defesa Prévia (CJDP) que analisará a consistência do auto de infração.

Caso outra pessoa tenha cometido a infração dirigindo o seu carro, o proprietário pode fazer a Declaração de Indicação do Real Condutor. Se o documento recebido é uma notificação da penalidade, que é o que informa todos os dados relativos à infração cometida e à penalidade aplicada, o recurso poderá ser interposto à Junta Administrativa de Recursos de Infração (JARI), que analisará a responsabilidade pela infração cometida e as alegações feitas pelo recorrente.

Ambos os processos são realizados no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN). Em Linhares, o órgão fica na Rua Rufino de Carvalho 1200, Centro. É possível entrar em contato pelos telefones (27) 3171-4960 e 3171-4961. Horário de funcionamento: dias úteis, de 9 às 17 horas. Mais informações estão disponíveis no site www.detran.es.gov.br 

Centenas de infrações já foram registradas

Durante o mês de novembro, primeiro mês de trânsito municipalizado em Linhares, 618 infrações foram registradas pelos agentes de trânsito municipais, a maior parte, relacionada à falta do uso do cinto de segurança. Ao todo, 237 motoristas foram autuados por estar sem cinto, o que equivale a 38% do total de infrações registradas. Logo atrás vem a infração por estacionamento irregular, registrada 179 vezes.

Dirigir veículo usando celular vem logo depois, como a terceira infração mais registrada, acumulando 149 ocorrências. Também foram registradas infrações relacionadas a executar retorno proibido (4%), avanço de sinal (2%), executar convergência proibida (1%) e transitar na contramão (1%). Em breve, uma campanha educativa relacionada ao assunto deve acontecer.