Vara especializada em violência contra a mulher é inaugurada em Linhares

"Parabéns Linhares, parabéns prefeito Nozinho Correa. Parabéns por tornar possível a criação da primeira vara especializada em cuidar de casos que envolvem violência contra mulher no interior do Espírito Santo". Foi com essas palavras que o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Pedro Valls Feu Rosa elogiou a instalação da 4ª Vara Criminal de Linhares, a primeira do interior do Estado exclusiva para atender casos  de violência contra a mulher.

A inauguração ocorreu na manhã desta terça-feira e contou, além da presença do desembargador, com a participação de juízes, promotores, OAB, advogados, representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Exército Brasileiro, bem como o prefeito de Linhares, Nozinho Correa, secretários municipais, vereadores e demais autoridades.
A Vara da Violência Doméstica de Linhares está localizada na Avenida Jones dos Santos Neves 288, próximo à rodoviária, no Centro. Quem vai ocupar a titularidade da vara especializada é o juiz Wesley Sandro Campana dos Santos, que era o titular do 2º Juizado Especial Criminal de Linhares.

Com a instalação da vara especializada está sendo dado o primeiro passo para a expansão, para o interior do Estado, do projeto Botão do Pânico, uma iniciativa pioneira do Tribunal de Justiça do Espírito Santo para aumentar a segurança das mulheres sob medida protetiva da Justiça. A ideia teve repercussão internacional, através da CNN,  e vários Estados brasileiros querem adotá-la . O projeto ganhou o cobiçado Prêmio Innovare 2013, na categoria Tribunal.

O botão é um dispositivo discreto. A partir do momento em que é acionado, se transforma numa escuta de alta performance e permitirá à Central de Monitoramento da Guarda Municipal de Linhares, não apenas localizar onde se encontra a mulher em risco, mas também monitorar e gravar eventuais diálogos para efeito de prova, enquanto agentes da Guarda vão ao encontro da vítima para intervir e impedir o desfecho da violência.