Emprego e renda: fábrica de carrocerias investe R$ 40 milhões e gera 300 empregos em Linhares

O prefeito Nozinho Correa e o governador Renato Casagrande assinaram, nesta quinta-feira (05), um protocolo de intenções com a empresa catarinense Librelato, fabricante de carrocerias de caminhões. A empresa vai construir uma fábrica de implementos rodoviários, inicialmente nos modelos furgão de alumínio, semirreboque basculantes, semirreboques furgão lonado, semirreboques graneleiro e semirreboques porta contêiner no município de Linhares com investimentos estimados de R$ 40 milhões. O projeto deverá gerar cerca de 300 empregos diretos, priorizando mão de obra local e dos municípios vizinhos.

A Librelato, empresa com sede em Santa Catarina, adquiriu em Linhares um terreno de 560 mil metros quadrados, em uma área próxima à BR 101. Os profissionais que mais serão requisitados pela nova unidade serão soldadores, montadores e pintores. O secretário de Desenvolvimento do município, Rodrigo Paneto, também participou da cerimônia. As obras devem ser iniciadas no segundo semestre de 2014, assim que o processo de licenciamento for concluído. O início da operação está previsto para 2015. O governador Casagrande ressaltou a importância do empreendimento e o crescimento do Espírito Santo.
 
"Santa Catarina tem muitas semelhanças com o Espírito Santo. Temos muitas potencialidades, temos também municípios incluídos na área da Sudene, nossa localização é estratégica e temos estabilidade nas relações institucionais. Nosso objetivo é equilibrar o desenvolvimento e dar dinamismo econômico a todas as regiões. Queremos gerar oportunidades para os capixabas e gerar receitas para serem investidas na área social".
 
De acordo com o presidente da Librelato, José Carlos Spricigo, o Espírito Santo encantou a empresa. "O Espírito Santo deu uma reposta muito rápida. Adquirimos uma área em Linhares e soubemos por outros catarinenses que aqui já estão que quem vem para o Espírito Santo cresce. E nós queremos crescer. Queremos aproveitar a mão de obra do município e toda infraestrutura do Estado. Nossa ideia é trazer desenvolvimento e crescermos juntos. Queremos gerar emprego e renda para todo o Estado", diz.
 
O prefeito Nozinho Correa disse que a assinatura do convênio é reflexo do trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Linhares em parceria com o Governo do Estado e a Librelato. "O interesse da Librelato por Linhares representa a vinda de novos empregos e ainda mais desenvolvimento para o nosso município. Faremos o possível para atender bem a Librelato e todas as demais empresas que quiserem conhecer e se instalar em nosso município", ressalta Nozinho.

Crescimento
 
A Librelato iniciou as suas atividades em 1940 no interior de Santa Catarina e hoje já consolidou sua marca internacionalmente. Em 2009, foi considerada pela Revista Exame uma das empresas que mais crescem no Brasil.