Programa Bolsa Família comemora 10 anos: Linhares promove seminário e palestras para beneficiários

O maior programa de transferência condicionada de renda do mundo comemora 10 anos em 2013. O Programa Bolsa Família foi criado em 20 de outubro de 2003 e, na última década, beneficiou 13,8 milhões de famílias no Brasil. Como forma de comemorar, a equipe do Bolsa Família de Linhares, com o apoio das secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, realiza desde o último dia (25), uma série de eventos.

Nesta quarta, 27, beneficiários do programa foram recebidos para um seminário na Universidade Aberta do Brasil (UAB), no BNH. "Trouxemos as famílias que recebem o benefício e participam das atividades nos CRAS para conhecer melhor o programa e confraternizar. O interessante é que eles têm a oportunidade de falar o que eles entendem do Bolsa Família entre si", afirma a gestora do Programa Bolsa Família em Linhares, Mônica Buffon das Virgens.

Ainda segundo ela, há muito o que comemorar. "São 10 anos em que os governos federal, estadual e municipal estão focando na pobreza e na extrema pobreza. O programa é de suma importância por que alivia a fome imediata e ainda dá a essas famílias acesso a outras políticas públicas. O Bolsa Família não é só transferência de renda. Por meio dele as pessoas podem fazer cursos gratuitos pelo Pronatec, ganham desconto na conta de energia, entre outros benefícios", diz.

Para Izabel da Silva, 54 anos, receber o Bolsa Família foi uma mudança de vida. "Ajuda muito as pessoas, inclusive a mim. Esse programa mudou a minha vida. Me ajudou a comprar verduras, frutas, remédios, material escolar… Com o Bolsa Família meus filhos não passam mais necessidade e estão todos na escola."

Para fechar a semana comemorativa, várias palestras ocorrerão nesta quinta e nesta sexta-feira nos CRAS. Veja onde:

Quinta (28)
14h: CRAS de Bebedouro
16h: EMEF Prefeito Roberto Calmon

Sexta (29)
8h: CRAS do Rio Quartel
8h: CRAS do Rio Quartel
14h: EMEF Zeferino Batista Fiorot – Santa Cruz
15h: CRAS do Interlagos