Espaço gratuito: Telecentros levam inclusão digital à população em Linhares

De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, quatro telecentros levam acesso gratuito à internet e curso de informática básica a centenas de linharenses. O projeto Telecentro BR é uma parceria da Prefeitura de Linhares com o Ministério das Comunicações e tem por objetivo proporcionar a inclusão digital dos moradores da comunidade. Há cursos básicos de informática e internet acompanhados por monitor. Os cursos têm duração de 40 horas, sendo uma hora por dia para cada turma. Qualquer morador do bairro, maior de 12 anos, pode participar do projeto.

Layara Lisboa Rodrigues, de 17 anos, é estudante da 2ª série do Ensino Médio e trabalha como monitora durante a tarde no telecentro do bairro Aviso. Para ela, a oportunidade de emprego veio na hora certa. "Gosto muito de trabalhar aqui. Eu ajudo as pessoas que vêm fazer curso e tiro as dúvidas de quem vem usar os computadores. De hora em hora há uma turma do curso de informática básica. As pessoas participam muito", afirma.

Para Hemilly Santos Costa, de 15 anos, o curso de informática vai ser decisivo para seu futuro. "É uma oportunidade que a gente está tendo. Não temos condições de pagar. No telecentro aprendi digitação, apresentação de slides e planilhas de graça. Estou terminando o ensino médio e quero me graduar em engenharia industrial. Esse curso vai me ajudar a chegar até lá", diz.
 
Os interessados em participar do projeto podem fazer sua inscrição no próprio local, munidos de carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Menores de 18 anos, somente farão a inscrição acompanhados por um responsável.

Onde encontrar os Telecentros:


Aviso

Rua Bahia, anexo à Associação de Moradores do bairro.

Araçá

Anexo à sede da Associação de Moradores, na rua Monsenhor Pedrinha.

Bebedouro

Avenida principal do distrito, ao lado da Igreja Católica.

São José

Na sede da associação de moradores localizada na Avenida Wilmo Guizani, sem número, anexo à praça do bairro.