Nova adutora garantirá abastecimento de água em 10 bairros de Linhares

Em breve, os problemas de abastecimento enfrentados pelo bairro Canivete e adjacências, principalmente no verão, serão coisa do passado. Uma adutora de 500 milímetros e cerca de 4.500 metros de extensão começou a ser construída nesta segunda-feira (25). A obra ajudará no processo de atualização da rede de água tratada da região, que foi construída há mais de 40 anos e já não suporta a demanda da população.

Além do Canivete, bairros como Linhares V, Gaivotas, Nova Esperança, Planalto, Movelar, Aeroporto, Santa Cruz, Vila Betânia, Canivete e Vila Isabel também serão beneficiados, o que representa cerca de 18% da população linharense, ou seja, cerca de 25 mil pessoas. A adutora sairá do bairro Colina até o Canivete, onde também será construída uma elevatória capaz de armazenar água potável suficiente para abastecer toda a região por três dias, caso haja falta d’água.

Para Laudismar Sales, 23 anos, morador do bairro Canivete, a construção da adutora vai ser um grande avanço. "Semanalmente falta água. É uma ótima notícia para todo mundo que mora por aqui. Ficar sem água não dá", afirma. O pedreiro Carnoel Cruz Santos, 52, não vê a hora de ver o problema resolvido. "Vai ser bem melhor por que falta água há bastante tempo. Aqui em casa todo dia falta água. É um grande transtorno".

Com investimentos em torno de R$ 1,5 milhão, a previsão é de que a adutora esteja pronta até o final deste ano sem causar interrupções ou desvios nas vias públicas. "Este esforço é uma determinação do prefeito em buscar solução para um problema crônico. Ficamos felizes em poder resolver o problema da falta d’água na região, que já dura mais de 20 anos, já no primeiro ano de governo", afirma o diretor do SAAE de Linhares, Ademir Lima. Recentemente, o órgão reconstruiu a Estação de Tratamento de Esgoto do bairro Movelar. Seguindo as obras da adutora e da elevatória, o bairro Canivete deve ter sua estação ampliada em breve.