quarta-feira, 14 de maio de 2025
Notícias

Equipe do Bolsa Família realiza plantão na Associação de Moradores do Pontal do Ipiranga

Uma equipe do Bolsa Família está na Associação de Moradores do Pontal do Ipiranga, das 9 às 16h desta terça-feira, 26, para atender a população local. A sede da associação está localizada na Primeira Avenida do balneário. Os servidores realizam o Plantão do Bolsa Família, que em breve passará por várias outras localidades linharenses.
 
"Esse evento surgiu de uma solicitação da comunidade. Os moradores estavam tendo dificuldades financeiras para chegar à sede do município. Nossa proposta é que chegue a outros lugares. Estamos elaborando nosso cronograma para em janeiro iniciarmos os atendimentos em outras comunidades", afirma a gestora do Cadastro Único Bolsa Família em Linhares, Mônica Buffon das Virgens.

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país. O Bolsa Família integra o Plano Brasil Sem Miséria, que tem como foco de atuação os 16 milhões de brasileiros com renda familiar per capita inferior a R$ 70 mensais e está baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos. Se cadastrando no Cadastro Único, a população tem acesso vários programas sociais do governo.

Em Linhares, cerca de 17 mil famílias já têm Cadastro Único, destas, mais de 9 mil recebem Bolsa Família. No local do evento, Pontal do Ipiranga, 239 famílias têm Cadastro Único e 153 recebem o Bolsa Família mensalmente.

Lista de documentos necessários para fazer o Cadastro Único:

Adultos

– Identidade;
– CPF;
– Título de Eleitor;
– Comprovante de Renda: Carteira de Trabalho e contra-cheque (recente);
– Conta de energia (recente);
– Certidão de Casamento (se houver);
– Em caso de falecimento de pessoa já cadastrada, trazer certidão de óbito.

Menor de idade
– Certidão de Nascimento;
– Comprovante Escolar (6 a 17 anos).

É necessário apresentar os documentos originais de todos os moradores da mesma residência e Cartão do Bolsa Família (se beneficiário). Toda informação obtida na entrevista poderá ser posteriormente verificada através de meios eletrônicos e visitas as famílias.