Prefeitura assina convênios e compra tratores para atender ao pequeno produtor rural do município

A semana começou com boas notícias para o homem do campo. A prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, assinou três convênios que vão melhorar a vida do pequeno produtor rural e também de assentamentos. Os convênios foram assinados junto ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Além dos convênios, também foi apresentada a entrega de quatro tratores que vão reforçar o atendimento no campo. O evento aconteceu no auditório da antiga Escelsa, no centro.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, José Roberto Macedo Fontes, a compra dos quatro tratores, com verba federal, foi iniciada na gestão municipal anterior, mas a conclusão dos trabalhos foi cancelada logo após as eleições municipais do ano passado. Contudo, a atual gestão conseguiu colocar em dia a documentação e evitar que Linhares perdesse R$ 400 mil.

"A verba para a aquisição dos tratores estava praticamente perdida por causa de uma atitude feita pela gestão passada. Mas conseguimos reverter o quadro e vamos melhorar ainda mais o atendimento ao homem do campo. Os tratores vão fazer parte da patrulha mecanizada e auxiliar o pequeno produtor rural a arar o campo e realizar outras melhorias", afirmou José Roberto.

O secretário aproveitou a ocasião para fazer um breve balanço das atividades realizadas pela Secretaria Municipal de Agricultura em 2013. Segundo José Roberto, a secretaria foi recebida sem qualquer utilidade, pois não havia projetos em andamento e os técnicos estavam emprestados para outras áreas. Em dez meses, o organograma da secretaria foi colocado em dia e o acesso às verbas federal e estadual praticamente dobrou em relação aos anos anteriores.

"Hoje podemos dizer que o homem do campo também é prioridade do governo de Nozinho Correa. Só este ano já aramos 4 mil hectares de solo e trabalhamos cerca de 11,5 mil horas em máquinas agrícolas. Fomos à Brasília, incluímos Linhares na lista de cidades que vão receber verbas do Governo Federal e estamos investindo no turismo rural. O pequeno produtor rural nunca foi tão bem atendido pelo poder público municipal", garantiu José Roberto.


Assinatura de convênios
Além da apresentação dos tratores que farão parte da patrulha mecanizada do município, o evento no auditório da Escelsa marcou a assinatura de três convênios. Com o Incaper, foi assinado um convênio, junto com o diretor presidente do órgão, Evair Vieira de Melo, para ativar o projeto Fazenda Linhares.

Já o convênio com o Idaf foi para a elaboração do cadastro ambiental rural. Segundo o diretor presidente do Idaf, Davi Diniz de Carvalho, Linhares foi o primeiro município a realizar tal procedimento. O cadastro vai auxiliar o órgão identificar as áreas cultivadas no município e o que está sendo produzido em Linhares.

Já o convênio com o Incra, assinado com a superintendente substituta do órgão, Patrícia Cabral Costa, foi feito para que seja realizada uma cooperação técnica de assistência aos assentados no município.