Recreio no Quartel: alunos de escolas municipais e particulares visitam Batalhão da Polícia Militar

A terça-feira, 12, começou bastante animada para cerca de 800 alunos atendidos pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Polícia Militar do Espírito Santo. Com visita aos setores administrativos do 12º Batalhão da PM em Linhares, passeios em radiopatrulhas, pipoca, pula-pula e algodão doce, os alunos do 5º e 6º ano de algumas escolas públicas e particulares do município participam do "Recreio no Quartel".
 
De acordo com o coordenador do Proerd do 12º Batalhão da Polícia Militar, o capitão Ricardo Nunes, o evento é realizado no município desde 1994, mas foi somente em 2005 é que foi batizado como Proerd. Hoje está sendo promovida a oitava edição do encontro entre estudantes e militares. A Secretaria Municipal de Educação é uma parceira da polícia.
 
"O programa tem por objetivo diminuir o risco do ingresso das crianças no mundo das drogas. O Proerd é, também, uma  ferramenta comunitária que visa estreitar os laços das crianças com a polícia". De acordo com o oficial, os alunos atendidos pelo programa tem melhoria significativa no comportamento e no respeito aos colegas.  
 
professora Patrícia Monteiro, que trabalha com alunos do 5º ano, confirma o que o capitão disse. "A minha turma é muito tranqüila, mas depois que meus alunos começaram a participar das aulas do Proerd, eles se tornaram mais participativos e respeitosos. Agora, adoram participar do programa e  ficam ansiosos com a chegada dos policiais", afirma a professora.
 
Nesta terça-feira os estudantes vão conhecer parte da rotina dos policiais visitando a Central do 190 (onde são recebidas as ligações da população), as salas dos oficiais, além de passear nas radiopatrulhas e em outros veículos da corporação. Os estudantes vão participar ainda de brincadeiras, assistir a filmes e receberão lições sobre a educação no trânsito.
 
Alunos do 5° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prefeito Roberto Calmon, Rute Rodrigues e Breno Garcia da Silva, aprovaram o Recreio no Quartel. "Gostei de conhecer os setores e a forma de funcionamento da polícia. A visita é muito legal. O melhor de tudo foram as brincadeiras e o algodão doce", conta, sorridente, Breno.