CONSEA Linhares recebe conselhos de segurança alimentar da região para encontro

Conselhos de segurança alimentar (CONSEA) de Rio Bananal, Sooretama, Aracruz, Jaguaré, Ibiraçu, João Neiva e Linhares se reuniram no início da tarde na Universidade Aberta do Brasil -UAB-, Bairro Novo Horizonte, para iniciar a preparação para a 4ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e discutir a confecção do Plano Estadual de Segurança Alimentar Nutricional.

"A proposta é levar conhecimento à população por meio do CONSEA. Muitas vezes, as pessoas têm acesso a uma alimentação rica, mas não sabem como utilizá-la da forma adequada. Por isso existe o Conselho Municipal de Segurança Alimentar. Não pode haver desperdício", diz a secretária municipal de Assistência Social de Linhares, Maria Luzia Alvarenga da Silva.

Para o presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Aracruz, Vicente Scardini, a interação entre conselhos da região é um dos maiores pontos positivos do evento. "É um momento muito proveitoso para os conselhos regionais de segurança alimentar, para que eles possam ser mais atuantes. Queremos trocar experiências sobre alimentação segura e saudável. Interagir com outros conselhos é essencial", afirma.

O encontro servirá como preparação também do primeiro Plano Estadual de Segurança Alimentar. "Estamos debatendo como está o programa de segurança alimentar nestes sete municípios que estão participando. Há dois anos houve uma conferência, então estamos debatendo o que conseguimos alcançar e o que queremos daqui para frente. Estamos construindo o Plano Estadual de Segurança Alimentar que é algo que ainda não temos no estado", diz a subsecretária de Assistência Social do Estado, Sandra Shirley de Almeida.

O presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar Nutricional, professor Pedro Kitoko, também participou do encontro e reforçou a confecção do plano estadual. "Estamos iniciando os debates para o Plano Estadual de Segurança Alimentar Nutricional, plano este que consistirá em reforçar o processo de combate à pobreza, combate à fome, à obesidade e às doenças crônicas", afirma. O encontro segue até o fim da tarde desta quinta-feira (7).