Mais de cinco mil recipientes pláticos são coletados durante gincana da Coleta Seletiva

Mais de 5 mil recipientes plásticos foram coletados na gincana do "Dia D" da Coleta Seletiva realizada na última sexta-feira, dia 1, na quadra poliesportiva "Leandro Arpini", no bairro Nossa Senhora da Conceição. A brincadeira reuniu cerca de mil alunos dos turnos matutino e vespertino do Centro Educacional Infantil Municipal (CEIM) Enock de Freitas e das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Cid Adalberto dos Reis e Luiz de Camões. A partir do meio-dia desta terça-feira, 5, o bairro vai receber o projeto piloto da coleta seletiva.
 
Os alunos das diferentes insitituições de ensino foram instruídos a coletar -nas ruas e nas residências- recipientes plásticos como garrafas PET e embalagens de produtos de limpeza. A escola que conseguiu coletar a maior quantidade de material por alunos foi a EMEF Luiz de Camões, que contabilizou a coleta de 10 recipientes por aluno. o CEIM Enock de Freitas coletou oito recipientes por aluno. Já na EMEF Cid Adalberto dos Reis cada aluno coletou cinco recipientes.
 
A programação da gincana intitulada "Dia D" também contou com apresentação de vídeos informativos e de duas peças de teatro com destaque para o grupo 4 Elementos, de Vitória, que abordou de forma lúdica a importância da coleta seletiva. Por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais, Leão Alimentos e Bebidas e a Vital Engenharia houve distribuição de lanches, brindes e néctares aos alunos das escolas participantes.

O aluno da EMEF Luiz de Camões, Guilherme Américo Neitze, aprovou a gincana e o projeto da coleta seletiva. "Sabemos que os produtos coletados serão destinados de forma correta. Agora, estamos aprendendo a separar o lixo de forma correta. Quando a coleta começar a ser feita aqui no meu bairro vai ser muito bom para o meio ambiente e para os moradores também", explicou Guilherme. 

 
Para o secretário de Meio Ambiente, Walter Maia, trabalhar a educação ambiental com as crianças é a forma ideal de inciar a sensibilização. Segundo ele, as crianças têm maior capacidade de absorção dos conteúdos. "Temos tido um trabalho contínuo de educação ambiental em parceria com as escolas que sempre visitam o Projeto Criar. A educação ambiental tem que ser constante para termos bons resultados a médio e a longo prazo", avaliou Walter.