Agricultores familiares de Linhares participam de novo encontro para discutir criação de cooperativa

Agricultores familiares de Linhares participaram nesta terça (22) de um novo encontro para discutir a criação da Cooperativa dos Agricultores Familiares (CAF). A reunião foi apoiada pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Prefeitura de Linhares e Organização das Cooperativas Brasileiras do Espírito Santo (OCB/ES).

Reunidos na Fazenda Experimental do Incaper, os produtores aprenderam um pouco mais sobre cooperativismo em uma capacitação. Trata-se de mais uma das etapas da criação da CAF, que já teve outras duas reuniões durante este ano. "O principal objetivo do treinamento de hoje é disseminar entre fundadores o correto funcionamento de uma cooperativa, que, diferente da associação, trabalha o econômico e o social", afirma o assessor técnico do Sistema OCB/ES, Welton do Nascimento.
 
Para os produtores, os ganhos serão visíveis. "Essa iniciativa é uma necessidade urgente do segmento. Precisamos de uma entidade que nos represente. Assim será possível melhorar a produção e a comercialização. Consequentemente, teremos mais qualidade de vida no campo. Sem contar que através da cooperativa estaremos aptos a participar do Programa Nacional de Alimentação Escolar e do Programa de Aquisição de Alimentos", aponta o agricultor Geraldo Nasimento, presidente da Associação de Produtores do Assentamento de Rio Quartel.

A iniciativa tem total apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura e Abastecimento de Linhares. "Hoje, o pequeno produtor tem dificuldade em comercializar o que produz. Com a cooperativa, não só teríamos maior poder de comercialização, como também conseguiríamos estabilização de oferta, assim como também facilitaríamos a aquisição de insumos. Vemos essa iniciativa com bons olhos e damos total apoio", diz o secretário de agricultura, José Roberto Macedo Fontes.