Grupo de Teatro da Guarda Municipal de Linhares leva questões de segurança pública para os palcos

A guarda municipal Alice Samoura, de 51 anos, já não via mais resultado nas palestras. A plateia não se interessava e os assuntos, muitas vezes polêmicos, afastavam ainda mais a atenção do público. "Foi quando me veio a ideia de usar o teatro para levar informações importantes à população de maneira mais leve e divertida", afirma Alice. Não demorou muito para que outros servidores se interessassem no projeto.

Os guardas Renilda Alves, 47 anos, Izabel Magnago, 53, Ilda Neves, 50, e Benedito da Conceição,40, da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública, e a servidora da Secretaria de Saúde Sandra de Souza, 55, se juntaram a Alice e hoje formam o Grupo de Teatro da Guarda Municipal de Linhares, que já existe há 2 anos. Sandra, que não é da Guarda Municipal, se uniu ao grupo com a personagem "Tertuliana" por ter vasta experiência no teatro. "Somos muito unidos, como uma família", diz.

As peças, originais do grupo, são escritas pela guarda Izabel e tratam de temas como drogas, alcoolismo, bullying e, no caso da mais recente "Se Beber, Não Dirija", trata sobre a responsabilidade no trânsito. "O objetivo é trabalhar aqueles temas importantes e polêmicos de maneira descontraída, sensibilizando as pessoas", conta a guarda Renilda.

Em "Se Beber, Não Dirija", uma família sofre as consequências da irresponsabilidade de beber e dirigir sem usar o cinto de segurança. Ensaios semanais nas tardes de quarta-feira mantém as encenações na ponta da língua. O grupo, que já se apresentou em várias escolas linharenses, em instituições de caridade da cidade, em Pontal do Ipiranga e até em Aracruz, está aberto a convites. O telefone de contato para apresentações é o (27) 3372-2062.