Determinação: aluna do Pronatec de Linhares supera obstáculos e se torna destaque no Estado

"No ano de 2010 sofri um acidente automobilístico e tive que amputar a minha perna esquerda. Perdi a minha autoestima, perdi meu marido, minhas habilidades profissionais e até a vontade de viver. Me isolei para a vida! Não me alimentava, não tinha paciência com meus filhos, passava o dia todo chorando, minha vida não fazia mais sentido."

Quem lê esse depoimento não imagina que se trata de um dos capítulos da história do caso de maior sucesso nos cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Médio Técnico e Emprego – Pronatec Brasil Sem Miséria – no Espírito Santo em 2013. Adriana Pires Ferreira é linharense e já passou pelos cursos de Cuidador de Idosos e Almoxarife e está estudando para ser auxiliar de recursos humanos.

Adriana foi homenageada na manhã desta sexta-feira (18) durante a formatura de dois mil jovens. A cerimônia foi realizada no Centro de Convenções de Vitória e contou com a presença do governador Renato Casagrande, o secretário Helder Salomão e a participação da ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome Tereza Campello. A secretária municipal de Assistência Social, Maria Luzia Alvarenga, o secretário de Gabinete Wélio Pompermayer e demais autoridades de Linhares também participaram da solenidade.

Mudança de vida

Sem saber o que fazer para retomar as rédeas de sua vida, Adriana iniciou um tratamento psicológico. Nas consultas, a solução apontada foi buscar interagir com outras pessoas. "Seria uma maneira para que a minha mente se desviasse da atualidade e me fizesse enxergar que eu não havia morrido, que era capaz de recomeçar. Saí do consultório com essa frase na cabeça: ­perdi minha perna e não minha capacidade!", diz Adriana.

Ao ficar sabendo dos cursos profissionalizantes do Pronatec, a jovem percebeu que poderia se ressocializar e ao mesmo tempo aprender uma nova profissão. "Fiz minha inscrição, mas fiquei insegura. Achei que a minha deficiência seria um obstáculo. Pensei em desistir mas encarei o desafio", finaliza.