Secretaria de Meio Ambiente inicia projeto piloto de despoluição da Linha Verde

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, começou na última semana a despoluir a Linha Verde, na Lagoa do Meio. A despoluição será feita por meio do uso de biorremediadores, que são colônias de bactérias responsáveis pela decomposição de matéria orgânica proveniente de ligações de esgoto clandestinas que são jogadas na lagoa. O biorremediador faz a digestão da matéria orgânica, transformando-a em compostos inofensivos ao ecossistema.

O serviço é feito com o lançamento dos biorremediadores dentro da lagoa por meio de um caminhão pipa. O trabalho é feito todas as segundas e quintas-feiras. Segundo o secretário de Meio Ambiente de Linhares, Walter Maia Júnior, trata-se de um projeto piloto que poderá ser estendido às outras lagoas urbanas do município.

"Trata-se de um projeto experimental. Se os biorremediadores funcionarem como previsto, dentro de 90 dias a água da lagoa da Linha Verde estará dentro dos limites de utilização previsto pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA). Isso significa que água estará sem odor, com turbidez zero e própria para utilização em atividades como pesca, por exemplo. A partir daí, utilizaremos essa experiência para iniciar a despoluição das demais lagoas da cidade, começado pelas lagoas do Interlagos e Aviso", explicou o secretário.

Havendo sucesso no uso das bactérias, após o prazo de 90 dias o município passará a fazer uma análise periódica da Linha Verde. Se os índices de poluição voltarem a subir, novas aplicações serão feitas para garantir a qualidade da água. Enquanto isso, o município traçará metas para impedir que dejetos orgânicos sejam lançados clandestinamente na lagoa.

Em abril deste ano, uma análise feita na Linha Verde constatou níveis elevados de poluição por matéria orgânica. O relatório técnico produzido por uma empresa especializada em análises químicas revelou uma quantidade de coliformes fecais até 16 vezes maior que o limite permitido pelo CONAMA. As coletas foram realizadas em cinco áreas.

Na nascente, a amostra indicou uma quantidade de coliformes fecais de 16.000/100ml, quando o limite máximo é de 1.000/100ml. No ponto da drenagem pluvial, a quantidade foi de 9.800/100ml. Nas outras três coletas foram registrados 16.000/100ml, 7.500/100ml e 1.200/100ml, sempre lembrando que o limite máximo em todos os registros é de 1.000/100ml de coliformes fecais.