Projeto Criar promove oficina sobre coleta seletiva de lixo na 5ª edição do Criança Feliz no Campo

Em comemoração ao Dia das Crianças (12 de outubro), o Centro de Reciclagem, Inovação, Aprendizagem e Renovação (Projeto Criar) – da Secretaria de Meio Ambiente – participou da 5ª edição do evento Criança Feliz No Campo realizado nesta quinta-feira (10) no Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Gerôncio Francisco, da comunidade do Humaitá, zona rural de Linhares. O Criança Feliz no Campo foi idealizado para proporcionar momentos de lazer e diversão às crianças da zona rural e levar atividades educacionais para o campo.
 
Durante o evento as crianças participaram de oficinas educativas. Ao todo, seis oficinas diferentes foram realizadas com as crianças. Uma delas foi a oficina de Educação Ambiental promovida pelo Criar que abordou a coleta seletiva de forma lúdica. As crianças puderam aprender sobre a separação e a destinação correta dos resíduos. O evento que não tem fins lucrativos é realizado pela Campo Vivo Comunicações e apoiado pela Prefeitura de Linhares por meio das secretarias de Educação e Meio Ambiente e por empresas do setor privado.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Linhares, Antonio Roberte Bourguignon, o homem do campo ainda enfrenta muita dificuldade em obter informações. Por isso é importante promover um evento como o realizado nesta quinta. "É muito gratificante poder promover esse evento e levar às crianças informações de uma forma diferente e alegre. Eles aprendem muito, mas aprendemos com eles também", destacou Antonio Roberte.

Já a professora do CEIM Gerôncio Francisco, Kecia Cassani, disse que o Criança Feliz no Campo é importante é motivador. "Estou muito feliz com essa ação porque os nossos alunos se sentem importantes e valorizados. Para nós, professores, também é uma ótima oportunidade de aprendizado que pode ser reaproveitado em sala de aula", comentou Kecia.


Confira as empresas e as oficinas realizadas com as crianças:

Projeto Criar: abordou de forma lúdica a coleta seletiva. Tratou da separação e destinação correta dos resíduos. 
 

Defagro: com o projeto Plantando Educação, levou paras as crianças por meio de vídeos, noções de boas praticas agrícolas. 
 

Lipetral: abordou a valorização da imagem do produtor rural mostrando o quanto ele é importante na preservação dos mananciais, na produção agrícola e no uso consciente de agrotóxicos. Enfatizou que o trabalho realizado pelo homem do campo reflete diretamente na vida de toas as pessoas.
 
Supera: utilizou com as crianças uma estimulação cognitiva por meio de jogos dinâmicos, ábaco, neuróbica e desafios que promovem nos alunos mais concentração, atenção e raciocínio lógico. Os exercícios possibilitam maior capacidade na resolução de problemas, criatividade e inovação.
 
Auto Sport: vestida de Penélope Charmosa, a representante da Auto Sport, Elaine Pedroni, abordou de forma lúdica a importância do uso do cinto de segurança para os motoristas e capacete e roupas apropriadas para os motociclistas. 

Carla Fioroti – fisioterapeuta dermato funcional:  Falou sobre a importância do sol na produção de vitamina D – que faz bem à saúde -, doenças como câncer de pele, os malefícios da exposição excessiva ao sol e como se proteger dos raios solares UVA e UVB.