Idosos atendidos pelos CRAS participam de festa promovida pela Secretaria de Assistência Social

Embalados pelo ritmo do forró do cantor Iaron Dial e Juninho da Guitarra mais de 200 idosos participaram da festa dos idosos promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social na tarde desta sexta-feira (27) no Sítio Broedel, no bairro Canivete. O evento é realizado por causa do Dia Nacional e do Dia Internacional do Idoso, que será comemorado no dia 1° de outubro.

Participaram da comemoração os idosos atendidos pelos serviços de convivência de todos os Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) do município. Três ônibus, vans e Kombi foram utilizados para transportar com segurança os idosos. Durante a festa teve sorteio de brindes, distribuição de lanche e picolé.

Para a usuária do CRAS do Rio Quartel, Ondina da Rocha dos Reis, de 58 anos, a comemoração é um momento de confraternização como os amigos e oportunidade para a distração."Estou adorando participar da festa. Aqui está muito bom. Consigo me divertir e não fico só em casa pensando nas atividades domésticas e nos problemas. Agora é só alegria", comemora Ondina.

De acordo com a coordenadora geral dos CRAS de Linhares, Marcielle Galon, a comemoração faz parte das atividades desenvolvidas nos CRAS do município que tem por objetivo fortalecer os vínculos sociais e familiares dos usuários atendidos.

"Muitos idosos que atendemos têm problemas físicos, neurológicos e psicológicos. Atividades como estas contribuem na superação das dificuldades enfrentadas por eles diariamente", afirma a coordenadora. O prefeito Nozinho Correa e a secretária municipal de Assistência Social, Maria Luzia Alvarenga participaram do evento.

Saiba mais:

No Brasil, o Dia do Idoso é comemorado na mesma data do Dia Internacional do Idoso, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento, realizada em 1982, na Áustria. Assim, a Lei nº 11.443, de 28 de dezembro de 2006, além de instituir o dia 1º de outubro para as comemorações, determina que os órgãos públicos responsáveis pela coordenação e implementação da Política Nacional do Idoso se responsabilizem pela realização e divulgação de eventos que valorizem a pessoa idosa na sociedade.