Prefeitura vai levar cultura afro e capoeira às escolas da zona rural de Linhares

A Secretaria Municipal de Cultura vai realizar nas escolas municipais e estaduais da zona rural de Linhares a 7ª Primavera dos Museus, evento organizado pelo Instituto Brasileiro dos Museus e Ministério da Cultura (Ibram/MinC). As instituições de ensino podem se inscrever até a próxima sexta-feira (06).

A Primavera dos Museus, que acontece anualmente, será realizada entre os dias 23 e 29 de setembro. De acordo com os organizadores, o evento tem por finalidade mobilizar os municípios com programações em torno do tema Museus, Memória e Cultura Afro-brasileira.

Em Linhares, durante os dias 23 a 01 de outubro, serão oferecidos aos inscritos, exibições da web série Raiz Forte e roda de introdução à cultura capoeira com o mestre Militão. Segundo a diretora da web série, Charlene Bicalho, o principal objetivo da atividade é fomentar a discussão acerca das identidades negras, além de promover ações que descentralizem o acesso aos bens culturais do município.

"Nossa intenção é levar um assunto que é pouco discutido na zona urbana para ser debatido também na zona rural. Historicamente, percebemos que as políticas culturais brasileiras são direcionados para as áreas centrais e precisamos mudar isso. Ao invés de fazer com que essas pessoas venham até o centro, estamos indo até elas", ressaltou.

Podem se inscrever as escolas municipais e estaduais de: Regência; Povoação; Guaxe; Farias; Rio Quartel; Quartel de Baixo; Quartel de Cima; São Rafael; Humaitá; Japira; Palmas; Pontal do Ipiranga; Bagueira; Desengano; Barra Seca; e Degredo; além das instituições estaduais. As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Cultura localizada na avenida Professor Jones, número 1563, no Centro ou pelo telefone 3372-2071.