Secretaria de Assistência Social apresenta decisões tomadas durante IX conferência

A IX Conferência Municipal de Assistência Social reuniu mais de 300 participantes para propor e deliberar diretrizes para aperfeiçoar, implantar e consolidar o Sistema Único da Assistência Social (Suas). O evento aconteceu no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no bairro Novo Horizonte, na última quinta-feira (8).

A representante da Secretaria de Estado de Assistência Social e membro do Conselho Estadual de Assistência Social, Mariellen Kelly do Patrocínio, afirmou que o momento é de avaliar as políticas de assistência social no município, identificando os gargalos e implantando e organizando políticas de desenvolvimento social.

Já a
Secretaria de Assistência Social de Linhares, Maria Luzia Alvarenga da Silva, disse que o objetivo principal da conferência é avaliar a situação atual da Assistência Social e propor novas diretrizes. "Através da mobilização da sociedade linharense podemos trabalhar na defesa de uma causa coletiva para a garantia da cidadania", disse Luzia.

Durante o encontro, ficou definida a criação de equipes gestoras por níveis de complexidade para conduzir o planejamento, execução, avaliação e monitoramento dos serviços, programas, projetos e benefícios. O objetivo é garantir a qualidade, efetividade e ordenamento destes, conforme posto na Política Nacional de Assistência Social.

É preciso implantar e implementar os serviços, programas e projetos, a nível municipal, de Proteção Social Básica, e Especial – conforme tipificação dos serviços socioassistenciais – e reorganização dos já existentes visando a garantia da efetividade destes. Também ficou definido que é essencial garantir efetividade, articulação e transparência entre Conselho Municipal de Assistência Social e Gestão Municipal da Assistência Social, visando melhoria da gestão da Política.