Câmeras impedem tráfico de drogas, flagram acidentes e ajudam a PM a prender criminosos em Linhares

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública, divulgou o balanço das ocorrências registradas pelas câmeras de videomonitoramento nos seis primeiros meses deste ano. De fevereiro a julho, os equipamentos ajudaram a Polícia Militar a prender 35 pessoas.

Entre as ocorrências mais comuns, estão: tráfico de drogas, brigas e crimes praticados contra a pessoa em via pública ou ao patrimônio. As equipes do setor de videomonitoramento registraram 114 ocorrências, dentre elas, acidentes automobilísticos. Nesses casos, quando as câmeras flagram algum acidente, o técnico aciona o Corpo de Bombeiros. Dessa forma, os militares chegam ao local com ainda mais agilidade e informações acerca do caso.

Para aumentar a sensação de segurança da população e auxiliar no combate à criminalidade, um convênio firmado entre a Prefeitura de Linhares e o Governo do Estado, por meio do programa Estado Presente em Defesa da Vida, viabilizará a instalação de mais 80 câmeras de videomonitoramento no município. A previsão é de que os equipamentos comecem a funcionar ainda neste ano.

Em contrapartida, a Prefeitura construirá a central de monitoramento que vai funcionar em uma área anexa ao 12º Batalhão da Polícia Militar. No local, também vai funcionar a Central de Atendimento Telefônico Emergencial, o 190 da Polícia Militar.