Alunos da escola Elza Roni realizam Mostra de Ciências e Matemática

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Elza Roni Scarpati desenvolveram projetos criativos para a Mostra de Ciências e Matemática da escola. O evento começou na manhã desta terça-feira (6) e vai até às 17 horas nas dependências da Emef, no bairro Lagoa do Meio.

O objetivo da mostra é proporcionar, de forma prática, mais aprendizado aos estudantes do 6° ao 9° ano do ensino fundamental.  As turmas do 6° e 7° ano desenvolveram jogos matemáticos a partir do conteúdo aprendido em sala de aula. Já os alunos do 8° e 9° ano desenvolveram experimentos utilizando referências das aulas de ciências. 

Entre os experimentos estão uma mistura de maisena com água que ao receber um impacto forte, fica rígida. Outro experimento apresentado foi a "Água Mágica", quando é misturado caldo de repolho roxo com bicarbonato, apresenta como resultado uma água de cor rosada. Os alunos também desenvolveram experimentos para o racionamento da água, um barquinho a vapor, a reciclagem de produtos eletrônicos, dentre outros experimentos.

De acordo com a coordenadora da mostra e professora de Ciências, Nívea Seidel, a ideia de promover uma exposição com experimentos criados pelos próprios alunos é uma forma de estimular a arte de pensar e o prazer de aprender de forma interdisciplinada. Já a aluna do 9° período, Sheila Salustiano, disse que colocar em prática o que aprendeu em sala de aula foi muito estimulante.